O Cineclube de Arte proporciona aos cinéfilos regionais a chance de revisitar os curtas-metragens do cineasta Castro Jr. na mostra “Revivendo os Curtas do Cineasta Castro Jr.”. As exibições acontecem no sábado (11/04), às 18h30, no Cineteatro Guarany, na avenida Sete de Setembro, Vila Ninita, no prédio anexo ao Palácio Rio Negro, Centro, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos, a retrospectiva leva o público para momentos marcantes da história cinematográfica local, apresentando sete curtas-metragens. Destacam-se obras como “Bullying – Aconteceu Comigo”, que aborda as repercussões do bullying, e “Rambo da Amazônia – O Rapto da Professora”, estrelando Aldenir Coti como a versão amazonense de Sylvester Stallone em uma nova aventura.
Todas as obras têm roteiro e direção assinados por Castro Jr. “É uma imensa alegria poder apresentar meu trabalho ao público. Além disso, espero que minha trajetória inspire outros aspirantes a cineastas a produzir seus próprios curtas-metragens. O cinema é uma forma poderosa de expressão e comunicação, e é fundamental incentivar novos talentos a entrarem nesse universo criativo”, declara o cineasta.
Linha do tempo
Em outras ocasiões, os curtas-metragens do cineasta Manoel Castro Júnior já foram exibidos no Cineteatro Guarany, a exemplo do projeto “Cine Sem Sair de Casa” em 2021, em resposta às medidas de prevenção durante a pandemia da Covid-19, oferecendo ao público uma variedade de atividades artísticas durante esse período desafiador.
Curtas a serem exibidos
Piçarra – 2005 (Direção de Castro Jr.)
Making Off Piçarra – 2005 (Direção de Castro Jr.)
Bullying – Aconteceu Comigo – 2011 (Direção de Castro Jr.)
O Rambo da Amazônia – 2012 (Direção de Castro Jr.)
O Making Off de Rambo da Amazônia – 2021 (Direção de Castro Jr.)
A Pedra dos Desejos – 2011 (Direção de Castro Jr.)
X-9 – O Diário do Tráfico – 2009 (Direção de Castro Jr.)