Com 279,7 pontos, a Ciranda Tradicional foi a campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru (distante a 68 quilômetros de Manaus), chegando ao décimo título desde sua fundação. A apuração ocorreu na tarde desta segunda-feira (01º/09), no Parque do Ingá, o Cirandódromo.
Em 2025, a Tradicional defendeu o tema “Sapucaîa’y – O Grito que Vem das Águas”. A apresentação trouxe uma denúncia às ameaças impostas pelas mudanças climáticas, mas também exaltou a resistência e a força dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
O festival foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O presidente da Ciranda Tradicional, Magal Pinheiro, destacou o empenho à frente da agremiação, afirmando que o trabalho que foi apresentado na arena foi ainda mais forte do que o que foi visto nos últimos anos. “A Ciranda Tradicional veio este ano ainda mais forte que no ano passado. Neste ano, conseguimos fazer ainda melhor, com mais dedicação, com mais coração”, avaliou.
Em 2º lugar, ficou a Ciranda Flor Matizada, com 279,5 pontos. Em 2025, a agremiação levou para a arena o tema ‘Amazônia: Sonho e Luta Cirandeira’. A Ciranda Guerreiros Mura ficou em 3º lugar, com a pontuação de 279,2 pontos, com o tema “Estiagem e Alagação: O Segredo das Águas”.
O diretor de eventos da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, José Luís, parabenizou as três agremiações que fizeram o espetáculo do Festival de Cirandas de 2025 e destacou o empenho do Governo do Amazonas para impulsionar o evento. “A cada ano, buscamos fortalecer ainda mais o festival, não apenas no aspecto cultural, mas também na geração de emprego e renda que movimenta a economia local durante o período”, disse.


Melhor Torcida
Durante a apuração das notas, também foi realizada a leitura das notas da ‘melhor torcida’ da edição de 2025 do Festival de Cirandas. Gabaritando em todos os quesitos, a Ciranda Flor Matizada levou o título de campeã da melhor torcida do festival. A Torcida Família Matizada (FAMA) se consagrou campeã com 180 pontos.
Em segundo lugar, a Torcida Organizada Tradicional (TOT), da Ciranda Tradicional, fez a pontuação de 179,5 pontos. A Torcida Nação Guerreirense (NAG), da Ciranda Guerreiros Mura, ficou na terceira posição com 179,3 pontos.
Foram julgados criatividade, animação e interação com a arena para definir a torcida campeã do Festival de Cirandas 2025.