A exposição “Embarque na Magia de Parintins” inicia nesta terça-feira (20) na área de desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A mostra cultural é uma realização Governo do Estado em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
A exposição conta com peças exclusivas, usadas pelos brincantes dos bumbás na edição 2022 do maior festival folclórico a céu aberto do mundo,. A intenção é fazer com que os visitantes apreciarem e entrarem no clima do 56º Festival Folclórico de Parintins.
Leia também: https://vanguardadonorte.com.br/cultura/alegando-dificuldades-financeiras-garantido-ameaca-se-retirar-de-festival/
O acervo é composto por oito indumentárias utilizadas por itens do festival: apresentadores, porta-estandarte, cunhã-poranga, rainha do folclore, sinhazinha e pajé. Além dos bois Caprichoso e Garantido, que ficarão na área do desembarque do aeroporto, explicou o presidente da Amazonastur, Gustavo de Araújo.
“Essas indumentárias foram usadas na arena no ano passado. Nossa intenção com a exposição é valorizar o nosso patrimônio cultural, a nossa maior manifestação cultural e folclórica do estado do Amazonas que é o Festival de Parintins, permitindo que o turista, ou até mesmo o residente, possa ao passar aqui, tirar uma foto, levar uma recordação e conhecer um pouco mais do que é apresentado na arena”, disse.
Recepção aos visitantes
O atrativo turístico ficará instalado até o dia 5 de julho, no desembarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia.
As peças de uma cultura centenária serão expostas para recepcionar os visitantes que chegam ao Amazonas para o 56º Festival Folclórico de Parintins, realizado entre 30 de junho e 2 de julho deste ano.
Festa no Bumbódromo
O show acontece em uma arena em formato estilizado, que lembra a cabeça de um boi. Dividido ao meio, nos dias da apresentação, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário.
Os jurados vêm de outros estados e os nomes ficam sob sigilo até o dia da apresentação. Eles ficam com a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas, alegorias, os personagens de cada agremiação, com a missão de encontrar os pontos que um boi é melhor que o outro.
Durante o dia, os visitantes e brincantes dos bois se divertem e escutam muita toada nos eventos que acontecem nos palcos alternativos como na praça da Catedral de Nossa Senhora do Carmo.
*Com informações da assessoria