O espetáculo de dança e teatro “Gaia” estreia em Manaus com apresentações gratuitas, na sexta-feira e sábado (26 e 27/09), no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/n, no centro histórico de Manaus.
Contemplado pelo Edital nº 04/2024 – Chamamento Público de Fomento à Execução de Ações Culturais de Dança, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Amazonas de 2024, o evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O espetáculo propõe um chamado político e poético para um novo despertar diante da crise climática, reunindo arte, filosofia e ativismo em torno de um dos maiores desafios contemporâneos: as mudanças climáticas e seus impactos na vida humana e no planeta.
Na sexta-feira (26/09), às 15h, acontece uma sessão destinada aos estudantes do Instituto de Educação do Amazonas (IEA). E no sábado (27/09), às 18h, a apresentação será aberta ao público em geral, com classificação livre.
Inspirado na mitologia de Gaia e na Hipótese de Gaia, o espetáculo assume uma estética poética e apocalíptica, convidando o público a refletir sobre a relação com a Terra e a responsabilidade coletiva na preservação de seu equilíbrio.
Com 20 minutos de duração, Gaia foi criado de forma colaborativa, ressaltando a potência da arte como instrumento de mobilização e resistência ambiental.
Produção
O projeto é desenvolvido por artistas amazonenses. A direção geral é de Thays Auzier, com Leandro Andrade na direção de coreografia. A produção é assinada por Suelen Siqueira, e o elenco conta com Fernanda Bezerra e Lidi Lopes como intérpretes criadoras. A equipe ainda reúne Tainá Andes (colaboração artística), Gabriel Almeida (design gráfico) e Dante Dantas (sound design).