A atriz Fernanda Torres pode se tornar a primeira brasileira a vencer o Volpi Cup, entregue às melhores atuações dos filmes da competição do Festival de Veneza. Ela concorre ao prêmio ao lado de nomes como Angelina Jolie, Lady Gaga e Nicole Kidman.
A Bienal de Veneza anunciou na quarta-feira (24) a seleção oficial da 81ª edição. O tradicional festival de cinema começa no dia 28 de agosto na cidade italiana e vai até 7 de setembro.
Leia mais: Festival de Veneza anuncia seleção oficial de 2024 com “Coringa 2” e filme brasileiro
A atriz brasileira protagoniza o novo filme de Walter Salles ao lado de Selton Mello e da mãe, Fernanda Montenegro. O título compete pelo Leão de Ouro, prêmio máximo de Veneza, assim como “Coringa 2”, estrelado por Lady Gaga e Joaquin Phoenix, Maria, com Angelina Jolie, e “Babygirl”, que tem Nicole Kidman como protagonista.
“Ainda Estou Aqui” é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua família. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre o rumo de seus vidas. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos.
O júri do Festinal de Veneza deste ano é presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert e formado por cineastas e artistas de diversas nacionalidades: Kleber Mendonça Filho (Brasil), James Gray (Estados Unidos), Andrew Haigh (Reino Unido), Agnieszka Holland (Polônia), Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Giuseppe Tornator (Itália), Julia von Heinz (Alemanha) e Zhang Ziyi (China).