Fernanda Torres, 59, fez história no Globo de Ouro. Neste domingo (5), a intérprete de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Torres foi premiada por sua atuação como Eunice Paiva no filme “Ainda Estou Aqui”, baseado no livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. O longa, que já havia sido premiado no Festival de Veneza e recebeu indicação no Goya, entrou na pré-lista de seleção do Oscar e é a melhor chance do Brasil em anos na premiação.
Ao receber o prêmio, Fernanda Torres se mostrou surpresa ao ter seu nome chamado ao palco como vencedora de Melhor Atriz em Filme de Drama. “Meu deus”, começou ela. “Eu não preparei nada porque eu já estava feliz [com a indicação].”
Confira o discurso completo de Fernanda Torres no Globo de Ouro:
“Esse é um ano tão incrível de atrizes, tantas atrizes que eu admiro tanto”, continuou. Torres concorreu contra Pamela Anderson por “The Last Showgirl“, Angelina Jolie por “Maria“, Nicole Kidman por “Babygirl“, Tilda Swinton por “O Quarto ao Lado” e Kate Winslet, por “Lee“.
“Claro, eu quero agradecer o Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que história, Walter! E, claro, eu quero dedicar [o prêmio] a minha mãe. Vocês não fazem ideia, ela estava aqui há 25 anos e isso é uma prova que a arte pode durar ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis como pelo qual essa maravilhosa Eunice Paiva passou – e a mesma coisa que está acontecendo agora no mundo, com tanto medo. Esse é um filme que nos ajuda a pensar em como sobreviver a tempos difíceis como esses.”
A 82ª edição do evento, que abre a temporada de prêmios de 2025, começou às 22h, com transmissão simultânea no canal TNT, na televisão por assinatura, e via streaming, na Max.
Leia mais: Confira a lista completa dos vencedores do Globo de Ouro 2025
A expectativa para a temporada de prêmios deste ano está ainda maior, com a presença de brasileiros concorrendo às principais categorias. O filme nacional “Ainda Estou Aqui” garantiu uma indicação à categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, assim como a protagonista do longa, Fernanda Torres, à categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Segundo a Variety, publicação especializada em cinema, Torres era uma das favoritas ao prêmio.
A publicação destaca que Fernanda Torres “é a única atriz entre os indicados cujo filme também foi reconhecido em outra categoria, concorrendo a Melhor Filme em Língua Não Inglesa“. No entanto, “apesar do forte apoio que Fernanda Torres recebe dos eleitores, Nicole Kidman (“Babygirl“) e Angelina Jolie (“Maria Callas“) continuam sendo concorrentes de peso na disputa”.