A 77ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (14) e vai até o dia 25 de maio. Nos próximos 12 dias, dezenas de filmes serão exibidos, estrelas do cinema desfilarão pelo tapete vermelho e milhares de pessoas passarão pelos corredores do Marché du Film.
Seis brasileiros podem sair da cidade francesa com um prêmio em mãos. Sendo um deles a Palma de Ouro, o de maior prestígio da competição. Confira abaixo:
- Karim Aïnouz
O cineasta brasileiro retorna à Cannes pelo sexta vez e segundo ano consecutivo. Dessa vez com o suspense “Motel Destino”, que está em competição na Seleção Oficial. No ano passado, ele também estava disputa pela Palma de Ouro com “Firebrand”, mas acabou ficando com Justine Triet por “Anatomia de Uma Queda”.
Ambientado no litoral do Ceará, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
- André Hayato Saito
Quem também concorre à Palma de Ouro, mas na seleção de curtas-metragens, é o diretor André Hayato Saito com “Amarela”. O filme acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa e está ansiosa para comemorar um título mundial de futebol pelo Brasil em 1998.
- Marcelo Caetano
Selecionado para a Semana da Crítica do festival, “Baby”, de Marcela Caetano, será exibido em Cannes. Na trama, um jovem que acaba de sair de uma instituição carcerária para menores de idade. Morando na rua, ele conhece um homem com quem começa um caso romântico turbulento.
- Valentina Homem
Na mostra paralela Quinzena dos Realizadores, a cineasta exibirá seu curta de animação “A Menina e o Pote”. A produção partiu de um conto escrito por Valentina em 2012, um parábola que nasceu de uma tentativa catártica de traduzir experiências do início da vida adulta.
- Eryk Rocha e Gabriela Carneiro
A dupla de cineasta apresentará “A Queda do Céu” na Quinzena dos Cineastas. O documentário acompanha o festival fúnebre “Reahu”, a mais importante cerimônia dos Yanomami.