Em oito dias de apresentações, o 65° Festival Folclórico do Amazonas, realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), iniciado no último dia 11, já recebeu quase 55 mil pessoas. Só neste domingo (18) o evento reuniu pouco mais de 16 mil pessoas.
A presença maciça do público no festival é fruto do planejamento estratégico, que tem a expressão “Viva essa Tradição” como lema, feito entre Manauscult (Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos) e Secretaria de Comunicação (Semcom), da Prefeitura de Manaus, avalia o diretor-presidente da fundação Osvaldo Cardoso.
“O sucesso do evento veio na primeira noite de festival, quando tivemos um público de mais de 10 mil pessoas. E quero ressaltar que a nossa expectativa não se concentra em números, mas na meta de alcançarmos o resgate real dessa festa tradicional com a participação das famílias manauaras. Os números são consequências”, disse.
Cardoso ainda ressalta a importância das parcerias. “Aproveito para agradecer a parceria da Semcom nesse processo e das demais secretarias municipais que estão conosco nesse projeto, como determina o prefeito David Almeida”, completa.
Organização
Quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi-bumbá, danças nacionais, internacionais e nordestinas, das categorias Bronze e Prata, se apresentam na arena do CCPA.
Os horários e a programação completa do festival podem ser consultados no site da Manauscult (manauscult.manaus.am.gov.br), na aba editais.
Leia também: https://vanguardadonorte.com.br/cultura/prefeitura-confirma-mais-quatro-nomes-soumanaus-passo-a-paco-2023/
A técnica em radiologia Alessandra Maria Rocha da Silva, 48, que prestigiou a oitava noite do festival, elogia a organização e policiamento do evento.
“Eu achei tudo muito organizado, está muito bom. O que mais me chamou a atenção foi a questão da entrada dos brincantes, está tudo muito bonito e organizado. E sobre a segurança, vocês estão de parabéns. Eu saí e entrei e, nas duas vezes, fui revistada. Isso passa uma sensação de segurança. Aqui está cheio de famílias. Amei a decoração. Está muito linda. Nem conhecia aquele prédio do Museu. E quero parabenizar a comunicação, porque de primeira a gente tinha muita dificuldade de saber as coisas e agora está mais visível, transparente. Tudo sendo muito bem divulgado. Parabéns”, conclui.
Categoria Prata
A apresentação da oitava noite do evento ficou a cargo dos grupos folclóricos Brotinhos do Parque (Quadrilha Tradicional), Cabras do Capitão Galdino (Dança Nordestina), Tradição do Parque 10 (Ciranda), Alegria Caipira (Quadrilha Tradicional), Cabras do Capitão Cabeleira (Dança Nordestina), e Princesinha da Vila (Ciranda), que deram a largada na disputa da categoria Prata e empolgaram o público presente.
Economia Criativa
Além das apresentações dos grupos folclóricos, o festival também conta com uma feira de artesanato coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e um parque de diversões para crianças, um pleito esperado há 23 anos.
Gastronomia
Este ano, 30 barracas compõem a feira gastronômica do festival, que foram doadas pela Prefeitura de Manaus a instituições sociais e entidades apoiadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), que estão operando as vendas de comidas e bebidas no local.
As barracas estão localizadas próximas à arquibancada do anfiteatro e funcionarão durante todo o evento, iniciando a venda de produtos às 18h, com preços variando entre R$ 5 e R$ 35.
*com informações da assessoria