“Planeta dos Macacos: O Reinado“, o mais recente capítulo da franquia de ficção científica, é ao mesmo tempo uma sequência e um prequel, segundo o diretor do longa, Wes Ball.
O filme de ação e aventura é o décimo filme da franquia “Planeta dos Macacos” e segue a trilogia reboot, que estreou em 2011 com “Planeta dos Macacos: A Origem”. A nova saga também inclui os filmes “Planeta dos Macacos: O Confronto”, de 2014, e “Planeta dos Macacos: A Guerra”, de 2017.
“Certamente é um grande lugar para se ocupar”, disse Ball, mais conhecido por dirigir os filmes de “Maze Runner”, assumindo seu primeiro filme da franquia “Planeta dos Macacos”.
“Tivemos que realmente decidir se tínhamos algo de bom aqui. E acho que temos. Temos uma razão para existir, não somos apenas uma parte quatro, somos uma coisa nossa. Tentamos honrar o que veio antes, com a trilogia anterior, mas também com o filme original de 1968”, disse o diretor durante a première do filme que ocorreu em Londres.
“Planeta dos Macacos: O Reinado” se passa várias gerações após os eventos do filme de 2017 e é centrado em Noa, que é interpretada por Owen Teague, uma jovem primata ingênua, mas corajosa. Quando seu pacífico clã de criação de águias é atacado e sua família levada embora, Noa sai em busca deles.
Ela encontra um orangotango idoso e o primeiro ser humano com o qual já teve contato, Nova/Mae, interpretada por Freya Allan. Ao longo do caminho, ambos ensinam a Noa verdades difíceis sobre o passado, que têm consequências para o futuro do planeta.
“São personagens únicos desta vez, são personagens mais jovens”, disse Ball. “Há uma espécie de espírito jovem. É um pouco mais de aventura. É um filme de estrada enquanto viajamos por esta paisagem que está desaparecendo lentamente, as ruínas do nosso mundo.”
Como seus antecessores, o novo filme usa tecnologia de captura de movimento para dar vida aos personagens não humanos. O elenco passou seis semanas na “escola dos macacos“, estudando com o técnico de movimento Alain Gauthier, ex-artista e diretor de projetos do Cirque du Soleil.
O ator Andy Serkis, que interpretou o chimpanzé César nos três filmes anteriores, foi contratado como consultor especial para ajudar os atores a interpretarem seus personagens.
“Estou muito orgulhoso em, de alguma forma, estar associado a essa jornada e meio que passar o bastão para a próxima geração e vê-los criar um filme tão incrível”, disse Serkis, aos 60 anos.
“Planeta dos Macacos: O Reinado” está previsto para estrear em 8 de maio.