Artista visual e grafiteiro, “Raiz” Campos promove oficina de arte, por meio do projeto “Arte Urbana na Escola”, para mais de 200 alunos da Escola Estadual Senador Cunha Mello, localizada no bairro Raiz, zona sul de Manaus. A ação conta com uma oficina completa sobre arte urbana e tem duração prevista até sexta-feira (28).
O Arte Urbana na Escola é um projeto que visa promover a valorização da arte e da cultura nas unidades de ensino, além de incentivar a criatividade e a expressão dos alunos. Através do muralismo, os estudantes têm a possibilidade de deixar marcas e expressar ideias com a linguagem artística.
“Ao longo dos anos, estudei e me esforcei muito para evoluir minha técnica e me profissionalizar. E é com muito orgulho que posso dizer que hoje sou um artista urbano realizado, levando minha arte por onde vou. É uma honra poder compartilhar minha história e inspirar tantos jovens a se expressarem através da arte”, conta Raiz.
Durante a oficina, os mais de 215 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental aprendem sobre técnicas de pintura, além de também praticarem em um painel colaborativo feito na quadra da escola.
“Estamos muito animados com os resultados até agora e ansiosos pelo que está por vir. Agradecemos a todos que estão apoiando e colaborando com o projeto, pois juntos estamos transformando a realidade das nossas escolas”, afirma o artista.
A iniciativa chegou à escola por meio da professora e artista Deborah Erê, que leciona a disciplina de Artes na unidade de ensino. A docente contou que viu, no projeto de Raiz, uma oportunidade de levar uma experiência diferente para os estudantes. “Eu sou a mais empolgada e me sinto grandemente presenteada em receber esse projeto em nossa escola”, revela.
“A arte urbana está sempre muito presente na nossa vida, porém em muitos momentos, as pessoas não enxergam o grafite como tal. Nosso objetivo aqui é trazer uma nova maneira deles se expressarem, com técnicas de pintura em spray, rolo, pincel, mistura de tintas e etc”, ressalta Deborah Erê.
O cronograma de atividades iniciou com palestras sobre a história da arte urbana e do grafite, no último dia 17. Nesta etapa, outros 12 artistas visuais também estiveram presentes nos encontros. A iniciativa contou com a explicação sobre técnicas do muralismo, exercícios de cartilhas para colorir e a preparação para a oficina prática. Como término das atividades, um painel colaborativo está em processo de pintura na quadra da unidade escolar.
“A arte urbana tem um senso de comunidade muito forte. Um artista ajuda o outro, empresta tinta, pincel. Por isso, estamos todos aqui, em coletivo, pintando a quadra. As crianças estão falando, entendendo e respirando arte e daqui podem sair novos profissionais, pessoas sensíveis a isso tudo”, explica Raiz Campos.
Imersão artística
Com a ajuda dos artistas convidados, Deborah e Raiz também realizaram pinturas nos murais e pátio da escola, com símbolos amazônicos, tornando o ambiente mais lúdico para a comunidade escolar. A professora comentou que os alunos recepcionaram o projeto e as pinturas com euforia.
“Eles [estudantes] ficaram extremamente entusiasmados, agitados, aguardando muito pelas aulas práticas. Durante os primeiros momentos de palestra, ainda em sala de aula, eles perguntavam o tempo todo sobre quando iríamos praticar. Nunca tinha visto a escola desse jeito. Por isso, considero muito importante iniciativas como esta, que marcam os alunos desta maneira”, compartilha a professora.
Este é o caso do aluno Pedro Henrique, de 14 anos, que participou de todas as etapas da atividade. De acordo com o discente, as aulas também podem servir como um treinamento para outros momentos na vida dos estudantes.
“Eu achei o projeto muito legal. Além de aprendermos sobre algo que não tínhamos noção, as atividades podem se tornar até um treinamento para aqueles meus colegas que sonham em ser artistas. Aprendemos a base e podemos nos especializar. Eles (artistas) foram muito receptivos com a gente e eu gostaria de ter mais iniciativas como esta na escola”, destaca Pedro.
A ação também contou com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), com visitas guiadas aos murais desenhados pelos artistas, com momentos de explicação sobre técnicas do muralismo e da arte urbana.
*Com informações da assessoria