O Grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, chega ao centro histórico de Manaus neste mês, com uma programação gratuita, composta pela oficina “Movidos à Dança”, com bailarinos e professores da companhia, e o espetáculo “Remix”, da coreógrafa e pesquisadora Denise Stutz, com direção artística de Anderson Leão.
“Para o Movidos Dança, é uma alegria enorme circular pelo Norte do Brasil e, em especial, chegar até Manaus, uma cidade com uma cena artística potente e inspiradora”, afirma Anderson Leão, que divide a direção do grupo com Daniel Silva.
“Essa oportunidade de descentralizar o acesso à arte e realizar apresentações na região só foi possível graças ao Circuito Rede de Artes, por meio da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, que abriu caminhos para que a arte chegue a mais lugares”, destaca o coreógrafo.
No dia 23 de maio, sexta-feira, acontece a oficina “Movidos à Dança”, das 14h às 17h, no Palácio da Justiça, espaço administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro.
A atividade ministrada pelos bailarinos Michael Skimo, Ariadna Medeiros e Rudson Bolcante é aberta para jovens estudantes de escolas públicas e pessoas com deficiência, para promover acesso, inclusão e expressão através da dança contemporânea.
“É uma vivência sensível e criativa com foco na escuta do corpo e no movimento coletivo”, define o diretor do grupo.
Obra coreográfica
No dia 24 de maio, sábado, às 19h, tem o espetáculo “Remix”, no palco do Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, no Centro. A sessão conta com audiodescrição, intérpretes de Libras e abafadores de ruídos para pessoas com sensibilidade sonora.
Anderson Leão pontua que a obra coreográfica é um convite para dançar, um jogo de ficção e realidade, que cria novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana.
“São lembranças que tocam desde as trilhas sonoras e o movimento de gerações, um ininterrupto tempo em que a dança da era digital é a mais curtida atualmente”, comenta o diretor da Movidos Dança.
“É muito especial apresentar o espetáculo ‘Remix’, que é uma verdadeira festa da diversidade dos corpos, um olhar sensível, guiado pela diretora Denise Stutz, que foi essencial na criação dessa obra”, declara Anderson Leão.
Agenda
A circulação segue com atividades no Recife (PE), no dia 27 de maio, e em Palmas (TO), no dia 29 de maio. Toda programação está disponível em movidosdanca.com.
A produção geral do projeto tem assinatura de Alma do Minho e Quentura Produções e, em Manaus, a produção executiva é de Suelen Siqueira, Gilson Mauro, Sandra Amazonas e Eline Brito na equipe de acessibilidade e Manuella Barros na assessoria de imprensa.
A iniciativa faz parte do programa de difusão nacional Funarte Rede Das Artes 2023, com apoio da Fundação Nacional de Artes – Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna e do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que cedeu o Palácio da Justiça e o Teatro da Instalação para a realização do evento.
Movidos Dança
O grupo de dança contemporânea de Natal RN tem a proposta de promover nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística.
A companhia, criada em 2018, se dedica aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta cada vez mais aberta ao objetivo de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.