O cinema conta com personagens e universos tão emblemáticos que podem render novos filmes por anos e anos. Em alguns casos, a primeira obra já termina deixando uma abertura para uma continuação. Em outros, o sucesso é tanto que os envolvidos na produção veem um oportunidade de continuar a história.
As sequências podem demorar anos, tanto pela complexidade da produção de um longa-metragem quanto por ter que criar uma história diferente ou não prevista.
O VDN listou franquias que demoraram mais de uma década para ganhar continuação ou que, ao longo dos anos, decidiram contar mais uma história.
Confira filmes que ganharam sequências após décadas:
- Top Gun
Tom Cruise retornou aos cinemas como Maverick e fez história com a sequência do grande sucesso “Top Gun – Ases Indomáveis” (1986). O longa teve a maior bilheteria de2022, levando as pessoas de volta aos cinemas após a pandemia da Covid-19.
Em “Top Gun: Maverick” (2022) 36 anos depois de se formar, Maverick volta à escola da aviação da marinha, Top Gun, agora como instrutor. Ele deve liderar o grupo dos melhores aviadores formados pela escola em uma missão (quase) impossível.
- Um Tira da Pesada
O primeiro filme da franquia estrelada por Eddie Murphy lançou em 1984. Quatro anos depois, a história ganhou uma sequência. O terceiro filme só foi chegar 10 anos depois, em 1994. E este ano, 30 anos desde a última produção, o quarto filme de “Um Tira da Pesada” estreou na Netflix.
Na trama, o ator e comediante norte-americano vive Alex Foley, que começa a franquia como policial em Detroit e aparece na película mais recente como detetive em Los Angeles.
- Indiana Jones
Harrison Ford estrelou como um dos personagens mais marcantes de sua carreira em 1981. Na mesma década, a franquia ganhou mais dois filmes. Em 2008, os produtores decidiram trazer de volta a franquia. Mais um longa foi lançada em 2023, que o ator afirmou ser sua despedida de Indiana Jones.
A trama acompanha o arqueólogo que dá nome à franquia em diversas aventuras ao longo dos anos.
- Duro de Matar
Bruce Willis estreou como John McClane em 1988. Nos anos seguintes, a produção ganhou duas sequências. Mais de 10 anos depois, decidiram dar continuidade à história do personagem e lançaram mais dois filmes, em 2007 e 2013.
A trama acompanha o policial John McClane, um detetive do Departamento de Polícia de Nova York, que acaba se envolvendo em crises violentas na cidade.
- Mad Max
A franquia de longas de ficção científica ambientados no mundo de Mad Max rendeu cinco filmes, todos dirigidos por George Miller. Entre 1979 e 1985, as distopias acompanham a história de Max Rockatansky, interpretado por Mel Gibson, em uma terra devastada por guerras à procura do petróleo.
Trinta anos depois, em 2015, o cineasta decidiu retornar ao universo, mas com um novo elenco. Max agora é Tom Hardy. e ganha uma companheira em sua jornada, Furiosa, vivida por Charlize Theron. Neste ano, ele decidiu contar a história dessa personagem feminina e lançou o prequel “Furiosa: Uma Saga Mad Max”.
- Blade Runner
Em 1982, Ridley Scott lançou “Blade Runner: O Caçador de Recompensas”, que tinha Harrison Ford como protagonista. Em 2017, Denis Villeneuve decidiu explorar o universo e dar continuidade à história, com Ryan Gosling. A trama ocorre 30 anos após os acontecimento do primeiro filme. Intitulado “Blade Runner 2049”, o número indica o ano no qual a história se passa.
O primeiro filme é ambientado em 2019 e acompanha um ex-policial que é acionado para caçar um grupo de fugitivos em um mundo onde clones humanos passam a ser usados como escravos de colônias fora da Terra, identificados como replicantes. No segundo longa, outro policial desenterra um segredo, capaz de desencadear uma guerra entre replicantes e humanos. Sua descoberta o leva numa jornada para encontrar o protagonista da obra original, desaparecido há três décadas.
- Gladiador
Outro filme de Ridley Scott ganhará sequência depois de mais de duas décadas, mas, dessa vez, ele mesmo será responsável pela continuação. A história de de “Gladiador” (2000) será continuada com Lucius, que aparece ainda criança no primeiro filme. Russell Crowe, que ganhou o Oscar pelo papel na produção, não retorna para a trama e Paul Mescal assume o protagonismo.
Enquanto a primeira obra conta a história de Maximus, um general romano que desperta a ira do herdeiro do trono, Commodus, o segundo filme explorará o futuro do sobrinho do imperador, Lucius. “Gladiador 2” chega aos cinemas em novembro deste ano.