MANAUS – Isabelle Nogueira parou a Assembleia Legislativa do Amazonas nesta segunda-feira (3), onde foi a convidada de honra para receber a Medalha Ruy Araújo. Na Aleam, além de um discurso de unificação, ela pediu união entre os Bois.
Isabelle discursa
“Quero agradecer a participação extremamente especial para mim dos meus dois bois. Dos nossos bois de Parintins. O meu boi bumbá Garantido e Caprichoso. Com muita gratidão, alegria e unificação das nossas duas cores, nós mostramos para o mundo a força do povo amazonense. Eu me sinto mais do que nunca, muito orgulhosa e honrada em ser uma mulher amazônica”, declarou emocionada.
A cunhã que ficou em terceiro lugar no BBB ainda dançou ao lado de Garantido e Caprichoso, teve imagens exibidas no telão e deu um show de simpatia, tirando foto com os fãs e distribuindo sorrisos.
“Nos representa não só aqui no Amazonas, mas também como em todo brasil, uma medalha muito justa, que foi aprovada pelos 24 deputados estaduais. Uma mulher guerreira, uma cunhã-poranga que muito nos orgulha, com entendimento que de que ela tá na missão, tá no caminho certo”, disse o deputado Roberto Cidade, presidente da Casa.
“Coisas grandes estão chegando, principalmente pós Festival Folclórico de Parintins, que nesse momento mais do que nunca o nosso foco é continuar divulgando a nossa festa, então muita coisa linda está vindo por aí e onde eu estiver, lá estará o meu Amazonas”, completou.
No fim do mês ocorre o Festival de Parintins, onde Isa será cunhã do Garantido, mas também representante do Festival.
Medalha Ruy Araújo
A Medalha Ruy Araújo, maior comenda da Casa Legislativa, foi instituída para condecorar personalidades que desempenharam papéis de destaque por seus feitos e atuação profissional, em favor da sociedade amazonense, seja na área política, empresarial ou cultural.
Ensaio
Isabelle Nogueira aproveitou o fim de semana para publicar um ensaio com vestes indígenas e defender a cultura do Amazonas e do Norte. A cunhã faz contagem regressiva para o Festival no fim do mês.
“E na festa do povo da floresta – Festival Folclórico de Parintins- bradamos para o mundo, com muito orgulho, a nossa ancestralidade através dos cantos, contos, movimentos, mitos e traços. É tradição, luta e resistência!” postou a ex-BBB.
A embaixadora do Festival disse que precisa valorizar o passado das amazonenses. “Na formação dos povos da Amazônia muitas Amazonas Lendárias lutaram com vigor e coragem para que chegássemos até aqui.”
Leia mais: Isabelle Nogueira publica ensaio indígena na Floresta Amazônica