A juíza titular da 1ª Vara de Parintins, Juliana Arrais Mousinho, concedeu, nesta quarta-feira (28), uma liminar ao Boi Garantido para a substituição de três membros da comissão julgadora do 56º Festival Folclórico de Parintins.
Antes das notícias sobre o afastamento, informações que circulavam na internet apontavam que o trio de jurados do Estado de Alagoas, Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Miran Abs teriam alguma relação próxima com David Farias, Waneska Pimentel e Alex Cerqueira, envolvidos nos trabalhos do boi Caprichoso.
Os membros da Comissão Organizadora e Comissão de Escolha dos Jurados do 56° Festival Folclórico de Parintins foram nomeados pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, por meio do decreto Nº 025/2023-PGMP.
Segundo a decisão da magistrada, a mudança “trata-se de pedido de tutela de urgência antecipada em caráter antecedente movido pelo Instituto Boi Bumbá Garantido em face de Prefeitura Municipal de Parintins”.
Trecho da decisão afirma que:
Em suma, narrou a inicial que haveria mácula na escolha dos jurados do 56º Festival Folclórico de Parintins, tendo em vista da lista com nomes dos jurados o suposto vazamento escolhidos, o
que violaria o edital que regulamenta o procedimento.
Pontuou que os jurados Reginaldo Oliveira, Jeamerson dos Santos e Miran Abs seriam pessoas do círculo de amizade do Sr. David Farias, que teria sido jurado no Festival Folclórico no ano de 2015 e favorecido o Boi Bumbá Caprichoso ao avaliar item que não teria se apresentado.
Diante disso, requereu a formação de imediato de nova comissão de jurados, a ser
escolhida após a realização de novo sorteio, devendo estar presente o Ministério Público.
Confira o documento completo:
Sobre a Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora será presidida por Thiago Soares, renomado dançarino brasileiro que tem destaque no cenário artístico nacional e internacional.
A Comissão Julgadora do Festival de Parintins 2023 é composta por dez membros: 1 presidente, 3 jurados do Bloco A, 3 jurados do bloco B e 3 jurados do Bloco C.