O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro oferece a quarta turma do Curso de Bioinstrumentos Amazônicos, de forma gratuita. As inscrições encerraram nesta quarta-feira (6). As aulas acontecem na sala 6 do Liceu, na Unidade Sambódromo (avenida Pedro Teixeira, Flores, zona centro-sul).
O curso, ministrado pelo artista Celdo Braga, visa estimular um processo criativo de confecção de instrumentos musicais de percussão e efeitos sonoros, utilizando organismos naturais, como por exemplo, cuias, sementes, ouriços, entre outros.
Leia também: David Guetta encerra primeira noite do Passo a Paço e encanta manauaras
As aulas serão ministradas durante os dias 11 de setembro e 4 de outubro, das 14h às 17h, tendo como parâmetro o trabalho artístico do Grupo Gaponga. O curso visa desenvolver o gosto e valorização da nossa cultura, onde os alunos poderão confeccionar bioinstrumentos de percussão e efeitos sonoros utilizando a matéria prima descartada e resíduos da floresta.
Preparo para o mercado
A implantação do projeto possibilitará preparar os alunos para o mercado artístico do Amazonas, além de oferecer oportunidades de ganhos financeiros com a venda da sua produção.
Ao término do curso será criado um Grupo de Prática de Bioinstrumentos Amazônicos, com a intenção de montar uma mini orquestra composta pelos alunos.
Cada integrante tocará os instrumentos confeccionados nas próprias aulas, juntamente com o Grupo Gaponga, referência em biomúsica e no repertório utilizando, exclusivamente, instrumentos musicais produzidos a partir de materiais orgânicos da floresta.
O Curso de Bioinstrumentos é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
*Edição: Artur Mamede, com informações da Secretaria de Economia Criativa