Em comemoração ao Dia Internacional do Jazz, celebrado nesta quarta-feira (30/04), a Amazonas Band e o regente Rui Carvalho realizam um espetáculo especial no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro. A apresentação inicia às 19h, com entrada gratuita e acesso por ordem de chegada.
O evento integra a programação comemorativa pelos 25 anos da Amazonas Band e é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Com raízes na comunidade afro-americana de Nova Orleans (EUA) entre 1890 e 1910, o jazz se consolidou como um dos gêneros mais emblemáticos da história da música, marcando pela improvisação, ritmos não lineares e a forte influência do blues.
Para o regente da Amazonas Band, Rui Carvalho, celebrar o jazz é também reconhecer sua ligação histórica com a luta pela liberdade e a valorização cultural. “O propósito é lembrar a importância deste gênero e sua contribuição para a expressão de uma parcela da população que enfrentou muitas dificuldades para firmar a sua cultura em um patamar de respeito, repassando ao longo dos anos e gerações para se assegurar na história da música”
O repertório da noite traz clássicos como “Hello Dolly”, eternizado por Louis Armstrong; “Take The A Train”, de Billy Strayhorn; “Moanin”, de Bobby Timmons; “Manteca”, de Dizzy Gillespie; além de composições de nomes como Thelonious Monk, Charlie Parker, Lennie Niehaus, John Coltrane, Miles Davis, Tadd Dameron, Erroll Garner e Duke Ellington.