O filme de terror “Um Lugar Silencioso: Dia Um” estreou nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27). As primeiras críticas sobre o longa já saíram e aclamam o prelúdio das produções lançadas em 2018 e 2020.
No site Rotten Tomatoes, responsável por reunir a opinião da crítica especializada em cinema, “Um Lugar Silencioso: Dia Um” acumula 86% de aprovação. Dentre as principais críticas, há quem exalte o longa como o “melhor” dos três filmes já lançados da franquia.
O jornalista Chris Evangelista, do portal americano SlashFilm, enfatizou que “contra todas as probabilidades, este é o melhor filme da série”. Rachel Leishman, redatora no site The Mary Sue, disse que o novo longa é seu “favorito dos três”. Anton Bitel, do ScifiNow, concordou com os colegas dizendo que “este é o melhor da franquia”, além de exaltar a atriz protagonista, Lupita Nyong’o.
“A terceira parcela pouco promissora de uma franquia que já estava esgotada pela parte 2 acaba sendo o melhor ‘Lugar Silencioso’ de todos os tempos. É original e inventivo, sim, mas também atencioso”, exaltou Kevin Maher, do jornal britânico Times.
“O filme é tão ousado e inovador quanto uma terceira franquia pode ser, o que pode não ser desesperador, mas é mais do que suficiente para manter o coração dos espectadores em constante altitude”, opinou Robbie Collin, do britânico Daily Telegraph.
O primeiro filme sobre o universo do filme de terror foi lançado em 2018 e mostrou uma família que é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som. Uma sequência foi lançada em 2020.
“Um Lugar Silencioso: Dia Um” é um prelúdio, ou seja, mostra o que aconteceu antes da trama retratada nas duas outras produções. Além de Lupita, o ator Joseph Quinn estrela a produção.