Maria Brechane, eleita Miss Universo Brasil, apresentou o traje típico feito pelo estilista amazonense Helerson da Maia para a disputa da 72ª edição do concurso Miss Universo, que acontece no próximo dia 18 de novembro.
Natural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Helerson da Maia é artista plástico, diretor de produção, fashion designer e o principal nome dentre os estilistas que confeccionam os looks do Festival Folclórico daquele município. Ele foi responsável pelo traje típico da também amazonense Mayra Dias, que participou do Miss Universo em 2018.
Para a edição do concurso deste ano, o traje típico de Maria Brechane faz homenagem à Arara Azul, com representação de variados tons em alusão à Amazônia e também às heranças indígenas e dos festivais folclóricos brasileiros.
“Ao encarar as duas versões da Arara Azul, Maria destaca não apenas a luta pela sobrevivência desta espécie, mas também a presença marcante da Arara Canindé, simbolizando a diversidade que se estende da Mata Atlântica ao coração da Floresta Amazônica”, explica o Miss Universo Brasil.
A publicação institucional de apresentação do traje afirma ainda que a escolha trata-se de uma “poderosa declaração simbólica, lembrando-nos de nossa responsabilidade coletiva em preservar e proteger não apenas a Arara Azul, mas todas as maravilhas naturais que fazem do Brasil um tesouro nacional”, diz.