O estilista Valentino Garavani, fundador da grife Valentino, faleceu nesta segunda-feira (19), em Roma, de acordo com informações divulgadas por sua fundação.
Nascido na cidade de Voghera, no norte da Itália, em 1932, Valentino — popularmente conhecido apenas pelo primeiro nome — aprendeu o ofício nos ateliês de alta-costura de Paris antes de fundar sua própria marca em Roma, em 1959.


Desde cedo, ficou conhecido por seus vestidos vermelhos, em um tom escarlate intenso que se tornou sua cor característica, a ponto de ser conhecido no ramo como “vermelho Valentino”.
Em 1960, ele conheceu seu parceiro de negócios de longa data (e, por 12 anos, parceiro romântico) Giancarlo Giammetti, então um jovem estudante de arquitetura. Juntos, a dupla transformou a Valentino SpA em uma marca reconhecida internacionalmente.
Uma das primeiras clientes famosas de Valentino foi a atriz Elizabeth Taylor, a quem ele conheceu enquanto ela filmava “Cleópatra” em Roma, no início da década de 1960.

Outras seguidoras glamorosas — e compradoras — do trabalho de Valentino nos primeiros anos de sua carreira incluíam Begum Aga Khan, a Rainha Paola da Bélgica, as atrizes Audrey Hepburn e Joan Collins e Jacqueline Kennedy, que chegou a usar um vestido Valentino para se casar com o magnata grego da navegação Aristóteles Onassis em 1968.
Sua popularidade se manteve ao longo das décadas. Valentino passou grande parte da década de 1970 em Nova York, cercado por um amplo círculo de amigos que incluía o artista Andy Warhol e a editora da Vogue, Diana Vreeland.
Na década de 1990, ele se tornou o favorito das supermodelos da época, como Claudia Schiffer e Naomi Campbell.

Suas criações também marcaram presença constante no tapete vermelho. Só no Oscar, entre os conjuntos Valentino mais memoráveis ao longo dos anos, podemos citar o vestido ricamente bordado que Jane Fonda usou em 1981, quando recebeu o prêmio de Melhor Atriz em nome de seu pai, Henry; o vestido vintage preto e branco que Julia Roberts usou em 2001; o vestido verde-menta pastel estilo caftan que Jennifer Lopez usou em 2003; e o vestido amarelo vibrante que Cate Blanchett usou em 2005. (Tanto Roberts quanto Blanchett ganharam o Oscar nesses respectivos anos.)
Na cerimônia do Oscar de 2002, Anne Hathaway desfilou no tapete vermelho com um vestido Valentino ornamentado, acompanhada pelo próprio estilista.
Nos últimos anos, Zendaya, Carey Mulligan e Gemma Chan estiveram entre as celebridades que compareceram ao Oscar vestindo peças da marca e sendo muito aclamadas pela crítica.


