Manaus (AM) – Os bares LGBTs são muito mais do que espaços para se tomar drinks e se divertir. Os espaços contam uma história de luta e resistência e são importantes pontos de encontro e acolhimento para a comunidade LGBTQIA+.
O Portal Vanguarda do Norte, por meio dessa publicação, busca explorar a diversidade e a inclusão desses estabelecimentos, bem como o papel que eles desempenham na luta pelos direitos da comunidade, em Manaus. Confira:
Pulsa Bar
Espaço para mulheres lésbicas e bissexuais, o Pulsa Bar foi inaugurado em 16 de fevereiro deste ano, por iniciativa da Ester (designer) e Ane (engenheira), as duas são casadas e perceberem a falta de um local para esse público.
O nome é uma referência ao pulso humano, do latim pulsus, algo representativo à força feminina.
“Íamos ao Sudeste e tínhamos referência de lugares lésbicos. Ao voltar para Manaus, sentíamos a falta de um lugar nos que acolhesse. Estamos realizando um sonho e percebemos que também realizamos o sonho de outras pessoas”,
disse.
A estética do Pulsa Bar é inteiramente ligada à força feminina. Desde a decoração ao cardápio de comidinhas, tudo é preparado em referência às mulheres importantes na história e ao universo lésbico. Um exemplo é a carta de drinks que tem nomes como “sapa na lagoa”, “sapatônica” e “gina”.
A casa é toda pintada na cor roxa, que remete à bandeira da comunidade.
Ester demonstra sua felicidade com a realização das mulheres ao frequentarem o local e sentirem a necessidade de voltar, além de se emocionar com toda história que o ambiente representa.
“Apresentamos a necessidade da resistência e de criar um laço forte e consistente na comunidade. Tudo isso em um clima leve e gostoso’’,
declarou.
O Pulsa Bar está localizado na Rua Major Gabriel, 50, Centro. Funciona às quintas-feiras, de 18h00 às 23h00; sextas e sábados, de 18h00 à 01h00.
Para mais informações, acesse o instagram @pulsabar.
5HT GastroBar
A empresária Kerolene Guerra, após a pandemia, sentiu a necessidade de trazer uma proposta de um lugar feliz para todos. Junto com o sócio Jadson Maciel, criou o 5HT, espaço confortável e diverso, que discute pautas importantes como a preservação da Amazônia.
‘’Nós queremos que todos possam vir e se sentir acolhidos dentro do espaço. Acabamos atingindo grupos sociais que querem um lugar mais seguro’’,
afirmou Kerol.
O nome 5HT faz alusão ao neurotransmissor do cérebro que recebe a serotonina, o hormônio da alegria.
A proposta é fazer com que, ao entrar, o público esqueça os problemas da vida diária.
“Temos vários ambientes, desde aquele em que a pessoa gosta de ficar mais na rua até um para quem prefere ficar mais recluso”,
disse.
5HT GastroBar fica na Avenida Joaquim Nabuco, 968, Centro. Funciona a partir das 11h, com horários alternados. Oferta comida caseira e café da manhã. Aceita pets. Instagram: @5ht_gastrobar
Toca do Mumu
A Toca do Mumu surgiu como um segmento do Espaço Cultural Muiraquitã, há 14 anos é coordenado pela produtora Fernanda Rodrigues, que promove eventos com liberdade de gênero e foco na diversidade e na cultura.
O espaço, desde a sua inauguração, tem suas características próprias, mas leva a mesma essência
de abraçar as diversidades, de criar um ambiente onde as pessoas possam ser livres afetivamente e
onde haja respeito com todos que frequentam a casa.
‘’O objetivo da criação do espaço foi criar mais um espaço voltado ao público alternativo de Manaus, comunidades LGBTQIA+, e trazer música a dança.” ressaltou Fernanda ‘’Também é um objetivo nosso proporcionar aos musicistas da cidade um espaço onde possam divulgar sua arte e trabalho”, completou.
O perfil das pessoas que frequentam o Toca do Mumu é de pessoas que buscam se divertir, namorar e semear amizades, ao som de boas músicas, além, é claro, de saborear petiscos e bebidas.
“Nós nos sentimos muito confortáveis em trabalhar com os grupos sociais que frequentam o local, até porque também fazemos parte diretamente da comunidade LGBTQIA+”,
explicou Fernanda, que administra o local junto com outras duas mulheres, Amanda Procópio e Lorena Machado.
Localizado na Rua Altair Severiano Nunes, 13, Conjunto Eldorado, o local funciona às sextas e sábados à noite, com horários diversificados. É necessário estar atento ao instagram: @tocadomumu.
Jardim de Roselle
Gastrobar que promete entregar diversidade e conforto para todos os públicos, o espaço conta com uma decoração iluminada e histórica. O bar está localizado em um espaço no andar de cima do “Casarão de Ideias”. Conta com petiscos e bebidas para todos os gostos.
Em sua programação musical, a playlist da casa, DJs Drag Queens, além de musicistas clássicos.
João Fernandes, proprietário do local, afirma que a ideia de abrir o local, surgiu para imprimir mais diversidade na noite manauara, com respeito a cultura de todos.
“Temos ações para diferentes públicos e sempre procuramos manter o respeito à cultura e diversidade das pessoas”,
explicou.
Para manter a proposta e o espaço funcionando, Fernandes ressalta que as dificuldades serão sempre a questão dos incentivos.
“Falta as instituições públicas perceberem o potencial de conectar as pessoas através da diversidade”, pontuou.
Próximo ao Teatro Amazonas, o Jardim de Roselle está na Rua Barroso, 279, Centro Histórico de
Manaus. Funciona de quarta a domingo, de 16h às 22h. O horário pode variar conforme a programação, que pode ser conferida no instagram @jardim_de_roselle.
Augusta Haus
A casa noturna Augusta Haus foi criada a partir da inquietação do seu idealizador, Léo Vasconcelos, cada vez que ia a São Paulo e desfrutava da noite paulista que, segundo ele, fervia.
Não demorou para o jovem empreendedor se arriscar no ramo de festas itinerantes em Manaus. Ele conta que foram sete anos até surgir a oportunidade de convidar o também empresário Neto Brelaz e investirem em um endereço fixo.
O objetivo do espaço é oferecer noites de qualidade, com investimentos em estrutura e novidades ao público.
“Nosso público alvo é composto por todas as pessoas que saibam se divertir com respeito. Na Augusta você vai encontrar diversidade. Em qualquer lugar você deveria encontrar diversidade! Héteros, gays, pretos, brancos, gordos, magros, pessoas com deficiência”, ressaltou.
Apesar das dificuldades de se manter uma casa noturna, Léo acredita no diferencial da casa, que é atender bem todas as pessoas.
“Nossos clientes percebem a autenticidade da nossa casa em cada detalhe. E isso renova o encantamento”,
explicou.
Localizado no Arena Mall, na Avenida Pedro Teixeira, 2673, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, o ambiente apresenta um especial com uma mistura de músicas drags e eletrônicas nas quintas-feiras, às 23h. Às sextas e sábados, a casa começa às 23h, podendo ir até às 8h da manhã. Informações, acesse o instagram @augustahausoficial.
Na próxima semana, essa série de roteiros de Manaus vai trazer novos espaços LGBT´s na capital.
Quer nos sugerir roteiros de bares, restaurantes e botecos para todos os gostos? Envie e-mail para redacao@vanguardadonorte.com.br ou acesse nossas redes sociais.