O longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto” entrou na lista de pré-selecionados ao Oscar 2026, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta terça-feira (16), em duas categorias. A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho e estrelada por Wagner Moura, avança para a próxima rodada de votações da principal premiação da indústria de cinema do mundo. A lista oficial de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026.
O Brasil foi pré-selecionado à categoria de Melhor Filme Internacional pelo segundo ano consecutivo, depois do filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, ter avançado a esta etapa em 2024. Além disso, está na lista da categoria de Melhor Elenco, inédita na premiação.
Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco, a Academia divulgou os pré-selecionados às categorias de Documentário em Longa e Curta-Metragem, Curta-metragem de Animação, Canção Original, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Cabelo e Maquiagem e Fotografia. Confira todos os pré-selecionados no site oficial da premiação.
A 98ª edição do Oscar ocorre em 15 de março de 2026.


O que significa a pré-seleção do Oscar 2026?
A pré-seleção do Oscar funciona como uma “peneira” para os votantes: reduz o número de obras a serem assistidas até a data do anúncio oficial de indicados.
A partir da pré-seleção, os votantes são obrigados a conferirem as produções que têm chance de avançarem para a próxima etapa.
“O Agente Secreto” desponta como forte candidato

“O Agente Secreto” ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas e se tornou o maior lançamento brasileiro de 2025, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine). A estreia nos cinemas brasileiros ocorreu em 6 de dezembro.
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
O elenco ainda é composto por Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”).
A produção já ganhou mais de 30 prêmios internacionais e concorre em outras grandes premiações, como Critics Choice Awards e Globo de Ouro.

