O Agente Secreto recebeu duas indicações ao Gotham Awards, o prêmio independente de cinema norte-americano que faz parte do circuito pré-Oscar. O filme mais indicado da premiação este ano é Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson e Leonardo DiCaprio (que, curiosamente, não foi indicado), com seis indicações.
Durante a coletiva de imprensa do filme em São Paulo, o diretor Kleber Mendonça Filho comentou as indicações e a jornada de exibição do filme fora do Brasil. “Eu acabei de chegar de uma viagem de 38 dias, começou em 19 de setembro, passei por França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, EUA, México. Eu vou onde o filme vai. Muitas viagens onde a NEON preparou uma turnê onde não só atendemos a convites, como festivais de NY e Toronto, San Sebastian. Sessões pra Academia em LA e NY”, contou Kleber. “Felizmente to de bom humor, vc conhece muita gente, é cansativo, mas estou feliz. Ele estreia agora e é muito bom mostrar pra vcs. Hoje a gente tem a notícia do Gotham, talvez a primeira premiação dentro da temporada, e estarmos indicamos, dá parte que me toca, fico muito feliz.”
Wagner Moura disse que a indicação faz o caminho para o Oscar parecer real, mas disse que ainda precisamos ter calma. Ele elogiou o diretor e disse que ele não dorme para poder estar em todos esses lugares ao mesmo tempo. “Nossa temporada ta começando muito bem, uma parceria com NEON e Vitrine muito boa, uma divulgação sendo muito bem feita. Quando me perguntam de Oscar, eu digo que temos que ter calma, esperar. Quando começam a ter essas indicações, esses prêmios, aí sim o caminho parece real para o Oscar. Mas precisamos ter calma”, disse o protagonista do filme.
O filme de Kleber Mendonça Filho está presente nas categorias Melhor Roteiro Original e Melhor Ator. Na categoria de roteiro, O Agente Secreto concorre com Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria, Foi Apenas um Acidente, O Som da Queda e Sorry, Baby.
Já em Melhor Atuação (que no Gotham Awards, não faz separação por gênero), os concorrentes de Wagner Moura são Jessie Buckley (Hamnet), Lee Byung-hun (No Other Choice), Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas, Eu te Chutaria), Sopé Dìrísù (My Father’s Shadow), Ethan Hawke (Blue Moon), Jennifer Lawrence (Morra, Amor), Josh O’Connor (The Mastermind), Amanda Seyfried (O Testamento de Ann Lee) e Tessa Thompson (Hedda).
Tudo sobre O Agente Secreto
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
A obra traça um panorama da sociedade e da política brasileira nos anos 70, tocando através dele em temas como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como ferramenta do controle totalitário.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. Udo Kier, de Bacurau, também está no filme. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.
No Festival de Cannes deste ano, O Agente Secreto teve um resultado histórico levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator. Por lá, o filme também levou a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI.
No Brasil, O Agente Secreto chega aos cinemas em 6 de novembro com distribuição da Vitrine Filmes.

