O longa-metragem brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, “O Agente Secreto”, pode superar o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, no Oscar, principal premiação de cinema, segundo um novo artigo da revista americana Variety.
Clayton Davis, editor do veículo e responsável por cravar a vitória da brasileira Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025, destacou, dessa vez, “O Agente Secreto” em nova matéria.
Segundo ele, o novo filme pode despontar nas categorias de atuação, direção, roteiro original e melhor filme.
Lançado em 2024, “Ainda Estou Aqui” representou o Brasil no Oscar 2025 e saiu vitorioso na categoria Melhor Filme Internacional. Foi a primeira vez que um longa-metragem brasileiro saiu vitorioso na premiação. A outra categoria em que foi indicado foi Melhor Atriz, com Fernanda Torres — que perdeu para Mikey Madison.
“O Agente Secreto” já foi premiado no Festival de Cannes no início deste ano. Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais. A direção é de Kleber Mendonça Filho (“Bacurau”).
O filme estreia em 6 de novembro nos cinemas brasileiros.