Manaus (AM) – O Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro, Zona Sul, foi fundado em 1874 e serviu como Quartel da Polícia Militar do Amazonas por mais de 100 anos, segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC).
O espaço faz parte de uma variedade de prédios históricos que conta a história da urbanização de Manaus, um dos destinos mais procurados da região Norte por turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente por aqueles que buscam por diversidade cultural e as belezas naturais da floresta.
No passado, o Palacete abrigou várias repartições públicas e já passou por diversas reformas. Atualmente, abriga museus de diferentes linguagens.
História
Conforme o professor e historiador Fábio Augusto de Carvalho Pedrosa, a construção do Palacete teve início por volta de 1860, sendo um dos primeiros a ser construído e, inicialmente, projetado para ser residência de Custódio Pires Garcia, Capitão da Guarda Nacional.
“Por ter uma boa estrutura e grandes dimensões, foi adquirido pelo Governo da Província do Amazonas em 1867, ainda em obras, para abrigar várias repartições públicas, como o Liceu, a Biblioteca Pública, a Assembleia Provincial, a Repartição de Obras Públicas e, por último, o Quartel da Polícia Militar”, explicou o historiador.
Ainda segundo o especialista, o Palacete Provincial passou por reformas em 1880, 1884 e 1898-1900, quando ganhou o aspecto atual.
“No século 20, a primeira grande reforma foi realizada no governo de Gilberto Mestrinho (1959-1963), sendo realizados reparos no governo de João Walter de Andrade (1971-1975). Após o desabamento de parte do reboco no final da década de 1970, ele quase foi demolido”, comenta.
Patrimônio Histórico
O Palacete Provincial foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado no ano de 1980, durante o governo de José Lindoso, e conforme Augusto, o prédio chegou aos anos 2000 em péssimo estado de conservação, com rachaduras, infiltrações e ameaçando ruir.
“Foi fechado para restauro entre 2005 e 2007, sendo reinaugurado em 2009 como Centro Cultural Palacete Provincial, abrigando alguns dos principais museus do Estado, como o Museu da Imagem e do Som (MISAM) e o Museu Tiradentes”, detalha.
Segundo a SEC, os visitantes também podem encontrar um acervo com 400 mil itens, distribuídos em:
- Museu da Imagem e do Som (Misam) – Espaço com DVDs e CDs para exibição gratuita;
- Museu de Numismática do Amazonas – Conta com um acervo de mais de 35 mil peças e moedas antigas;
- Museu Tiradentes – Homenageia os bombeiros e a polícia do Amazonas, com armas e fardas em exposição;
- Pinacoteca do Estado – Espaço com quadros, fotos e gravuras de artistas locais, nacionais e internacionais;
- Exposição de Arqueologia – Espaço que reproduz escavações e artefatos descobertos na região.
Funcionamento
O local, administrado pela SEC, é aberto para visitação pública e gratuita, com funcionamento de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
- BNDES assina 1º empréstimo em moeda chinesa com Banco de Desenvolvimento da China
- Postos de vacinação no Amazonas já utilizam dose injetável como reforço contra poliomielite
- Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu
- Investigação apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil
- Arrecadação federal atinge R$ 247,9 bilhões em outubro, maior da série histórica