BRASÍLIA – O Ministério da Cultura (MinC) abriu três editais abertos para a produção de curtas-metragens por diretores e diretoras estreantes com obras originais e inéditas, até a próxima quarta-feira (27).
As chamadas são feitas para os editais Curta Criança 2023, Curta Afirmativo 2023 (dirigido por pessoas negras e indígenas) e Curta para Mulheres 2023 (com direção de mulheres cis e transgênero).
Apesar do grande número de inscritos, serão concedidas 10 bolsas de R$ 140 mil para cada projeto, um total de R$ 4,2 milhões. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Mapas Cultura.
Os projetos audiovisuais de curta-metragem serão inscritos por pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, que desempenhem obrigatoriamente a função de direção. Contudo, serão aceitas obras de ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.
Avaliações
A avaliação levará em conta os seguintes critérios: proposta de obra audiovisual e adequação ao público (abrangência do tema, comunicabilidade e adequação da proposta ao público); entre outros.
Acesse os editais:
Curta Criança 2023, aqui.
Afirmativo 2023, aqui.
Para Mulheres 2023, aqui.