Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está lançando um chamamento público para artistas indígenas participarem da 3ª Mostra de Arte Indígena, cujo tema é “Minha História”. Esse evento faz parte das celebrações do aniversário de Manaus.
Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult, destaca que essa é uma oportunidade para os artistas indígenas exporem seus trabalhos e manterem viva a ancestralidade. Ele enfatiza a importância de reconectar-se com os ancestrais, com a história e a cultura. Após reuniões com líderes indígenas, surgiu a demanda por oportunidades de expor suas artes e agora essa chance está disponível.
Leia mais: Sine Manaus oferta 145 vagas de emprego nesta segunda-feira, 22
A prefeitura convida os artistas indígenas a apresentarem propostas de obras inéditas para a exposição, abrangendo diversas formas de arte indígena, como escultura, pintura, grafismos, fotografia, cestaria, arte em tecido, cerâmica, plumagem, marchetaria, trançados e artesanatos variados, que expressam a cosmovisão das diferentes etnias.
Tenório Telles, presidente do Concultura, destaca que esse é um momento histórico que consolida o projeto de resgate da memória ancestral da cidade. Além disso, essa ação promove os artistas indígenas e oferece uma oportunidade para novos talentos.
O chamamento tem como objetivo receber propostas de trabalho para a Mostra de Arte Indígena 2023, que ocorrerá de 27 de setembro a 27 de outubro deste ano, celebrando também a ancestralidade.
As propostas devem ser enviadas com descrição por escrito e imagens para serem avaliadas pela comissão de curadoria através do e-mail concultura.manaus.am.gov.br, no período de 22 de maio a 30 de junho de 2023.
Com informações da assessoria