Uma das maiores artistas do cenário musical brasileiro, Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos. Junto a uma nota de pesar, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) divulgou as músicas mais tocadas e regravadas da artista nos últimos cinco anos no Brasil.
Segundo o ECAD, a artista deixa um legado de 271 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil e 12 obras musicais autorais.
Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira (9610/98), os herdeiros da cantora receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após sua morte.
Preta Gil teve uma extensa carreira musical deixando um legado de seis discos de estúdio. Dona de uma voz potente, a cantora adorava os palcos e tinha seu próprio cortejo, comandando o trio elétrico do Bloco da Preta, um dos maiores do país.
A última vez que Preta Gil se apresentou foi ao lado do pai, Gilberto Gil, na turnê “Tempo Rei”, durante sua passagem por São Paulo. No show de 26 de abril deste ano, pai e filha dividiram os vocais da canção “Drão”, escrita pelo artista em homenagem à mãe de Preta, Sandra Gadelha.
O ranking das músicas mais tocadas da estrela foi montado com base nos segmentos de Rádio, Casa de Festas e Diversão e Sonorização Ambiental.
Como determina a Lei dos Direitos Autorais brasileira (9610/98), os herdeiros da cantora receberão rendimentos em direitos autorais de suas músicas tocadas no Brasil por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de canções feitas em parceria).
Confira as músicas mais tocadas de Preta Gil nos últimos cinco anos no Brasil
- “Sinais de Fogo”
- “Ver o Mar”
- “Meu Xodó”
- “Só o amor”
- “Espelhos d’agua”
- “Decote”
- “Realce”
- “Medida do Amor”
- “Meu Corpo quer Você”
- “Milla”