Menos de três meses após o lançamento nas plataformas digitais, álbum “Garcia”, do rapper manauara Victor Xamã, alcançou 1 milhão de streams no Spotify nesta segunda-feira (26). O novo disco já chama atenção no Brasil inteiro e surge como um dos grandes lançamentos do ano.
“O disco conta a história da minha vida, transpassando sobre a história da minha rima. Garcia é meu sobrenome, meu apelido quando mais novo e como assinei minhas primeiras músicas. Então é uma introspecção, um retorno para o passado e um brinde ao futuro, sempre falando muito em primeira pessoa, sobre meu trajeto retirante até são Paulo para conseguir destaque com a minha música e a minha arte”, revela Victor Xamã.
Com dez anos de trajetória dentro da cultura hip-hop, Victor Xamã já fez sucesso nacionalmente com os álbuns “Janela”, de 2015, e também “V.E.C.G”, de 2017, além do EP “Calor”. As pautas das produções juntam, além do percurso e das referências artísticas do autor, o apelo pela visibilidade da região Norte. Apesar do reconhecimento de trabalhos passados, “Garcia” ganha proporções que, se não inimagináveis, são ao menos inesperadas para o rapper.
“Não chegou a ser uma surpresa, porque eu estava bem confiante com o lançamento desse trabalho, a junção das participações, a produção. Eu realmente estava projetando algo, mas não fazia ideia que seria tão rápido e tão intenso como está sendo. O disco está sendo cotado como um dos maiores do rap nacional em 2023, o Emicida recentemente estava na plateia de lançamento do meu show, então estou vivendo várias coisas que eram sonhos de infância, à base de muito afinco, muita dedicação, estudo e persistência”, destaca o cantor.
“Garcia” reúne participações regionais e também de outros estados do Brasil. Depois de colaborações com nomes de relevância na cena, como Baco Exu do Blues, Froid e Yung Buda, Victor Xamã junta-se a novas sonoridades e perspectivas musicais, com destaque para a cantora Luedji Luna. “Todos que participaram, de Manaus e de fora, foram incríveis e complementaram a obra para ter a grandeza que ela carrega”, completa.
Com influências fortes de gêneros como o soul, de um percurso que sai do hip-hop, Victor Xamã demonstra extensão musical e configura-se como um dos principais nomes do Amazonas no mundo da música. O pioneirismo e o ativismo social, no entanto, não assutam. “Me sinto preparado para alcançar novos lugares”, garante o cantor.