Após uma década desde a última edição, o Rio de Janeiro voltará a ter uma Semana de Moda. Nesta terça-feira (16), foi anunciada a chegada do Rio Fashion Week entre os dias 15 e 18 de abril de 2026, com cerca de 30 desfiles diretamente do Pier Mauá, no centro da cidade.
Realizada pela IMM, que também assume a produção do SPFW (São Paulo Fashion Week), tendo Paulo Borges como diretor criativo, a proposta é exportar a ideia do Rio como capital da moda brasileira para o mundo. “É o Rio vestindo o mundo”, afirmou Alan Adler, presidente da IMM, durante coletiva de imprensa.
O objetivo é que o Rio Fashion Week aconteça no primeiro semestre, já o São Paulo Fashion Week no segundo. Assim, o país forma um calendário complementar e as duas cidades terão uma edição anual.
Além dos aguardados desfiles, o evento também prevê outras ativações, como estreia de filmes ou produções audiovisuais ligadas à moda, programa de capacitação de jovens, música e talks.
“Tenho certeza que os dois eventos, Rio e São Paulo, vão ser complementares e ajudar a consolidar essa indústria tão importante no Rio de Janeiro e no Brasil”, disse o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere.
Marcas que tradicionalmente apresentam suas coleções no primeiro semestre do SPFW poderão levar suas coleções ao Rio de Janeiro, ampliando a visibilidade.
O anúncio foi realizado no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, e contou com a participação de diferentes nomes da indústria da moda.

