A amazonense Victória Medeiros, de 22 anos, promoveu o lançamento do single “Eu Escolho”, do álbum de mesmo nome, nesta sexta-feira (28). A música, que marca a estreia da cantora no mundo gospel, conta com um clipe e também com a versão em inglês “I Choose”. Para ouvir, clique aqui e, para assistir o clipe, aqui.
O álbum “Eu Escolho” é produzido pelo renomado Alexandre Aposan, conhecido dentre outros trabalhos, pela participação no álbum “Uma História Escrita Pelo Dedo de Deus”, do cantor Thalles Roberto, de 2011. A produção executiva é de José Higino e Regiana Góes. Ao todo, são quatro músicas a serem lançadas a cada 60 dias.
Com inspirações nas cantoras Gabriela Rocha e Midian Lima, Victória Medeiros inicia a tragetória na indústria da música gospel com um single de composição autoral, que conta com arranjos melódicos e uma voz potente. Ela canta sobre a própria história de encontro ao que acredita e também do sentimento de proximidade com a presença de Deus.
“Desde criança sempre tive o sonho de ser cantora, mas era uma chance em um milhão, então preferia não arriscar e nunca fui à fundo com a ideia. Até ser impulsionada pelos planos de Deus. Quando comecei a ouvir o que Ele tinha para me dizer, mesmo através de outras pessoas, resolvi cantar não só pela vontade de cantar, mas sim pelo que eu acredito, sentindo a presença em mim”, revela a cantora.
Caminhos para a fé
De família cristã e ligada à música, Victória Medeiros afirma que teve um caminho particular de encontro com Deus, que partiu inclusive de maneira independente em relação aos pais, uma vez que partilham do cristianismo, mas sob óticas do catolicismo e da matriz evangélica. “Foi quando tive meu primeiro contato verdadeiramente com Deus, quando despertou algo em mim”, diz.
“Tinha uma noção distante, por conveniência, mas não conhecia esse Deus que é meu pai, meu protetor, meu amigo. Hoje eu tenho Ele comigo para todas as coisas, carrego a presença comigo bem perto, não só na igreja ou em orações, mas em todos os momentos do meu dia. Isso é a maior diferença que eu senti quando comecei a me dedicar à música”, explica Medeiros.
Ela conta que, ao longo dos anos, teve sinais de que deveria seguir a tragetória musical por pessoas que, por vezes, sequer conheciam a história dela ou a afeição pelo canto. Apesar disso, o medo e a insegurança ainda mantinham distante o antigo sonho.
“Uma das irmãs de oração, que fazia isso com meus pais, falou que eu iria não só cantar, mas compor louvores que eu ouviria diretamente dos céus. Primeiro foi um choque, pensei ‘o que ela sabe de mim? Ela não sabe nem quem eu sou’, mas isso serviu para plantar a semente, fiquei com uma pulga atrás da orelha para saber quem é esse Deus que revela coisas sobre mim”, conta a cantora.
O canto aos céus
Acadêmica de administração de negócios em Boston, nos Estados Unidos, a cantora amazonense teve importantes decisões a tomar quando decidiu seguir o chamado divino e musical. O processo de dedicar-se à religiosidade e à composição de louvores foi longo e, por vezes, solitário para ela, mas o resultado após completar o primeiro álbum valeu à pena pelo sentimento de dever cumprido.
“Já havia feito outras músicas, mas quando compus meu primeiro louvor, nada se comparou. Começar a cantar para Deus é diferente. Até então não tinha nada que me fizesse ir sem ter medo, mas quando juntei a fé com o que eu já gostava de fazer, senti toda a segurança do mundo”, afirma Victória.
Profissionalmente, tudo começou quando o produtor Alexandre Aposan ouviu a primeira gravação, ainda amadora da música não lançada intitulada “Manda Teus Anjos”, que Victória levou anos para finalizar. Ele sentiu que havia um potencial a ser explorado, que resultou na produção do álbum “Eu Escolho”.
“Quando aceitei a promessa que me foi feita, gravei num estúdio em Manaus e não sabia muito o que fazer. Tinha muitas dúvidas no meu coração. Um tempo depois, quando voltei para Boston, recebi uma ligação dos meus pais dizendo que o Alexandre Aposan havia ficado interessado em me produzir. Foi muito por acaso, depois voltei pro Brasil direto pra São Paulo e assim começamos a planejar as gravações”, comenta a cantora.
Planos
O lançamento das demais canções do “Eu Escolho” vai acontecer progressivamente, em quatro etapas. A seguinte está prevista para uma data próxima do dia 26 de setembro. Depois de gravar o álbum na capital paulista e os clipes em Connecticut, região da Nova Inglaterra, Victória Medeiros voltou à Manaus para anunciar o álbum e não quer parar por aí.
Com oito músicas já produzidas para a estreia gospel, contando as versões em português e inglês, a composição dos louvores segue à todo vapor, segundo a cantora. Ela revela que já possui outras canções guardadas, o suficiente para um álbum novo e espera as coisas acontecerem naturalmente para planejar os próximos passos.
“Esse foi um período de muito aprendizado, de correria e cansativo, mas muito positivo. Gravei com grandes músicos, ainda não tinha muita experiência, mas aprendi bastante. Foi difícil superar o medo, já ouvi que minha voz não era para gospel, era para sertanejo, mas acredito na promessa de Deus e por isso, ainda tenho forças e ainda estou aqui”, reflete.
Apesar da carreira musical ser prioridade, os planos incluem também a conclusão da faculdade nos Estados Unidos, que por tratar-se de negócios, alia a programação presente aos sonhos da infância.
“Minha casa e minha cobertura espiritual são em Manaus, aqui continua sempre sendo meu lar. Sei que o processo é uma escada, um degrau de cada vez, então quero deixar as coisas fluindo naturalmente. Que Deus fale com quem ele quer falar através desses louvores, que são a minha verdade. Assim como tudo que aconteceu, só entrego na mão Dele”, completa a cantora.