Manaus (AM) – A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o WWF-Brasil lançaram um guia gratuito para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal.
O objetivo do material é apoiar o desenvolvimento sustentável e a descarbonização dos meios de transporte na região, em especial o transporte por barcos, que é o principal meio de locomoção da população local.
O guia é baseado na instalação de usinas de geração distribuída (GD), também conhecida como geração própria de energia, e inclui propostas para ampliar a mobilidade elétrica nos rios da Amazônia Legal.
Além disso, o material apresenta estudos e casos práticos, demonstrando os benefícios que a GD com fontes renováveis pode gerar para populações que vivem em comunidades isoladas e remotas.
Sistemas fotovoltaicos da Amazônia legal
De acordo com o estudo “Sistemas Fotovoltaicos da Amazônia Legal”, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), mais de 990 mil pessoas na região não têm acesso à eletricidade. Por isso, o guia foi produzido com base na instalação de usinas de GD, que é uma solução viável e ambientalmente mais adequada para levar energia elétrica para quem reside na região da Amazônia Legal.
Leia mais: Wilson Lima busca parcerias para projetos de desenvolvimento sustentável que beneficiem o AM
Aurélio Souza, diretor de Projetos Especiais da ABGD, destaca que é fundamental disseminar o conhecimento sobre a possibilidade dessa população mudar sua forma de se locomover, deixando de lado os combustíveis fósseis para utilizar veículos movidos a energia.
Alessandra Mathyas, analista de Conservação do WWF-Brasil, ressalta que o guia reúne dados e recomendações importantes para que a população tenha uma base para se estruturar, especialmente em relação à mobilidade elétrica.
Além de contribuir para a descarbonização dos meios de transporte, o guia demonstra o potencial que a GD com fontes renováveis pode gerar para o desenvolvimento sustentável da região, a exemplo dos programas de eletrificação rural com energia solar fotovoltaica em curso na Amazônia Legal, os quais poderiam ser expandidos para o modal de transporte de cargas e passageiros.
Acesse aqui o “Guia para ampliar a mobilidade elétrica fluvial na Amazônia Legal” e faça o download do documento.
A ABGD é a maior associação brasileira do setor de energias renováveis, enquanto o WWF-Brasil é uma ONG brasileira que atua na defesa da natureza e da justiça socioambiental há mais de 26 anos.