O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) soma R$ 42 bilhões em financiamentos para estados e municípios brasileiros, segundo dados divulgados pela vice-presidente de Países e Integração Regional da instituição, Anabel González, durante participação, nesta segunda-feira (8), de um evento para empresários em Washington, nos Estados Unidos.
De acordo com Anabel González, o volume do financiamento do BID a estados e municípios representa cerca de 80% do portfólio da instituição no Brasil.
Diante do montante expressivo, ela ressaltou que o banco está desenvolvendo, junto com o governo federal, uma iniciativa para fortalecer a capacidade dos estados na atração de investimentos estrangeiros. A proposta também deve contemplar as exportadoras brasileiras.
No evento, a vice-presidente defendeu a importância da integração entre os países da América Latina e o Caribe. E disse que a ausência dessa característica torna a região mais vulnerável a choques externos, além de limitar as oportunidades de escala.
Ainda na avaliação de Anabel González, os países da América Latina e Caribe podem se converter em parte da solução dos desafios globais — como resiliência climática, transformação digital e segurança energética — ao justificar a presença de minerais críticos, biodiversidade, capacidade agrícola na região.
“São direitos regionais e globais. Por isso, a integração regional não é mais uma opção para nossos países, se não uma condição para crescer e competir”, disse.