O Bitcoin (BTC) não conseguiu sustentar a alta de ontem e caiu na tarde desta quinta-feira (13), com traders ainda digerindo o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Na quarta-feira (12), após o Fed divulgar que manteria os juros no patamar atual, Powell disse que se economia permanecer sólida e a inflação persistir, a instituição estaria preparada para manter as taxas.
Por volta das 13h, o BTC encostou em US$ 66.261, próximo do preço mínimo de três semanas, alcançado na terça-feira (11). Na sequência, às 14h, voltou para os US$ 67 mil, com desvalorização de -4,00% no dia.
“As falas de Jerome Powell não trouxeram grandes novidades. O tom foi hawkish, não tão agressivo como nos últimos discursos. Mas está longe do momento mais apaziguador do final do ano passado. Isso acaba pressionando o mercado de risco, que colocou certa pressão e impediu avanços mais agressivos para o Bitcoin”, disse Beto Fernandes, analista da Foxbit.
Ethereum e altcoins
O Ethereum (ETH), segundo maior token do mercado, também cai nesta tarde. Além da política monetária, o processo de liberação dos ETFs (fundos de índice) à vista da criptomoeda, – aprovados no mês passado após reviravolta – também respiga no preço do ativo digital.
Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), disse nesta tarde, em audiência no Senado, que a etapa final da liberação dos produtos só será finalizada em setembro. “Os emissores individuais ainda estão trabalhando no processo de registro. Está funcionando bem”, falou.
As principais criptomoedas operam no vermelho. Entre os tokens pequenos, apenas três sobem nesta tarde. Em Wall Street, os principais índices também estão no campo negativo. Dow Jones cai -0,70%, S&P 500 recua -0,25% e
Nasdaq encolhe -0,12%.