As ações da Braskem (BRKM5) caem mais de 5% na manhã desta quarta-feira (20), após BTG Pactual rebaixar os papéis da companhia de compra para neutra, com preço-alvo estabelecido em R$ 26,00. A Braskem lidera baixas do Ibovespa desde a abertura e, às 12h48, cai 5,03%, a R$ 21,92.
No relatório, o banco afirma que, após um início de ano otimista, o crescimento da demanda tem se apresentado abaixo das expectativas, mas compensado por crescimento da oferta, o que garante força no abastecimento do mercado.
Contudo, nas projeções do BTG, o segundo semestre pode ser ainda mais fraco do que o primeiro para Braskem e, além disso, a companhia negocia a múltiplos muito mais altos que seus pares.
A companhia enfrentaria, ainda, “ventos contrários significativos no curto prazo” e o banco considera que pode levar tempo para que a companhia pareça barata.
As estimativas de EBITDA foram cortadas para 2023 e 2024 em 59% e 38%, respectivamente, e estão abaixo do consenso do mercado, que estaria negligenciando o aumento significativo na capacidade de resina no próximo ano, segundo o banco.
“Acreditamos que estar posicionado no início da cadeia de suprimentos ou investir em pares mais baratos oferece uma relação risco-retorno mais atraente do que investir na BRKM neste momento.”, diz o BTG.
*Com informações Infomoney