Com o objetivo de qualificar profissionais comprometidos com o desenvolvimento da Amazônia, o Centro de Formação Profissional de Comunicação (CFPC) promove, em Manaus, formação técnica nas áreas de comunicação, marketing, tecnologia, gestão de projetos educacionais e de sustentabilidade.
O foco da iniciativa é, segundo o CFPC, atingir a excelência na formação técnica em comunicação tendo como base valores como ética, compromisso, responsabilidade, pontualidade, qualidade, inovação e criatividade.
“Incentivar projetos sustentáveis com a participação da classe acadêmica é valorizar o compromisso com o aluno, com as instituições organizacionais e com a sociedade. Pensar em educação é pensar em transformação social. Não existe crescimento sem a dedicação aos estudos, sem o trabalho duro, sem ações, sem atitudes, sem a responsabilidade com o próximo”, declara Alexssandro Benarroch da Silva, presidente do CFPC.
Ao relacionar os pilares da educação, da comunicação e de projetos, desde 2019 o centro promove a criação, o planejamento e a execução de novos projetos, novas ações e novas oportunidades.
“A percepção clara de acreditar que a educação tem poder de qualificar e profissionalizar a pessoa para lidar com os desafios motivados pela instantaneidade da comunicação, e acreditar que projetos bem elaborados possibilitam melhorias na qualidade de vida do homem, foram incentivos fundamentais para o nascimento da empresa, da história e de um legado”, afirma o CFPC.
Os cursos
São pelo menos 13 opções ativas de cursos de curta duração, além daqueles técnicos no nível médio, como o de Rádio e Televisão. No formato presencial, o curso tem matrículas abertas. A carga horária é de 1.100 horas, com duração aproximada de um ano.
O curso de Rádio e Televisão promove o ensino de conhecimentos interdisciplinares relacionados aos processos de criação. Envolve pesquisa, idealização, planejamento, execução técnica, fruição e recepção estética. Trabalha também aspectos voltados à proposição de projetos, ao coletivo, à gestão, à solução de problemas e à resiliência, entre outras competências socioemocionais.
“A matriz curricular foi montada com a responsabilidade de atender um cronograma de pensamento, da criação da ideia, da produção, da análise de resultados, para que o aluno saiba realmente o que ele faz. A gente não quer que o aluno pegue o diploma e coloque na parede, mas se forme para a sociedade, para ele contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, avalia Benarroch.
Com a formação, os alunos estão aptos a executar produção e veiculação de programas radiofônicos e televisivos, além de operar equipamentos analógicos e digitais de estúdio de gravação. As competências comunicativas e empreendedoras relacionam-se à realização de seleção musical, montagem de filmes, videotapes, trilhas, vinhetas, jingles, spots, roteiros, locução e aplicação de efeitos especiais.
“Não adianta a gente pegar em equipamento, apertar a botão e não ter conteúdo. Então, criamos uma metodologia de circuito de entendimento. Os alunos vão criando metodologias, aprendendo a parte teórica e a parte técnica, que abrangem tanto a parte administrativa, passa pela parte técnica e pela área de produção. Ao final, participam de um projeto e, passando nisso, vão para um estágio supervisionado, onde têm contato direto com o mercado e empresas parceiras”, relata o presidente do CFPC.
As turmas têm disponibilidade de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, da tarde e da noite. O valor do curso é R$ 350 por mês e as inscrições estão disponíveis por meio deste link. A abrangência vai desde para aqueles no final do terceiro ano do Ensino Médio, quanto profissionais formados.
Vale destacar que o curso técnico está em conformidade com o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM) e com o Ministério da Educação (MEC). “O que a gente busca, realmente, é qualificar para profissionalizar, contribuindo para o desenvolvimento da região amazônica. Essa é a essência da nossa empresa”, destaca Alexssandro Benarroch.
Projeto Visita Técnica
Apesar da atuação em território nacional acontecer em 2019, desde 2013 os idealizadores do CFPC desenvolvem o projeto Visita Técnica, que serviu de inspiração para a criação do centro. Segundo a organização “a força do sentimento de empreender e inovar somou as experiências educacionais e o conjunto de ações de performance ao relacionamento junto aos grandes centros de produção de conteúdo audiovisual”.
Sendo assim, o Visita Técnica promove o intercâmbio de conhecimentos entre a classe acadêmica de Manaus e profissionais de comunicação dos estados brasileiros. O projeto tem o objetivo de oferecer aprimoramento de técnicas de produção, direção e gerenciamento de conteúdo audiovisual em rádio, televisão, mídias digitais e sistemas de multiplataformas.
“É um projeto que tira o aluno da sala de aula e leva eles para fazer um intercâmbio de conhecimentos nos grandes estados brasileiros, onde a cultura é mais dinâmica, onde o mercado é mais dinâmico, onde a modernidade com equipamentos vem de outros estados, de outros países”, explica Alexssandro Benarroch.
Além disso, incentiva o desenvolvimento da identificação de projetos e ações sociais, com a qualificação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da Amazônia.
“É um intercâmbio de conhecimentos que visa promover o aluno como pessoa no campo profissional, é um contato direto com os profissionais que estão trabalhando dentro dos próprios departamentos, ao invés de uma palestra”, completa o presidente do CFPC.