A China suspendeu uma proibição relacionada ao surto de gripe aviária no Brasil, informou a administração geral de alfândega do país em um aviso divulgado nesta sexta-feira (7).
A China decretou um embargo nacional sobre todas as importações de aves e produtos relacionados do Brasil devido a um surto de gripe aviária em maio.
A proibição foi revogada, com efeito, imediato, “com base nos resultados da análise de risco”, informou a agência alfandegária chinesa no comunicado, divulgado nesta sexta-feira (7), mas datado de 31 de outubro.
O Brasil, maior exportador mundial avícola e maior fornecedor de carne de frango da China, confirmou um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul em meados de maio, o que provocou uma série de proibições comerciais.
Leia mais: Produtos brasileiros ganham espaço no mercado chinês diversificando exportações além das commodities
O Brasil exportou carne de frango no valor de cerca de US$ 10 bilhões em 2024, representando cerca de 35% do comércio global, impactando tanto produtores como importadores.
O Brasil é o maior exportador de frangos do mundo e exporta o produto para 151 países. A China é o principal comprador e, só em 2024, importou mais de 560 mil toneladas de frango brasileiro.
No fim de setembro, uma comitiva do governo chinês esteve no Brasil para fazer uma auditoria visando comprovar que o Brasil estava livre da gripe aviária.
O Brasil se declarou livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas, informou o Ministério da Agricultura.

