Além da sinalização externa em toda a extensão da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN), a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) vem investindo em tecnologia a fim de expandir os procedimentos de segurança do sistema de distribuição. Hoje, a infraestrutura de gasodutos conta com 300 quilômetros de extensão.
Seguindo uma das principais tendências do mercado, a Cigás apostou em uma solução em nuvem para aperfeiçoar a sua gestão de ativos. Denominado de Hefx, o software tem a função de gerenciar e viabilizar o planejamento de operação da manutenção dos ativos físicos do sistema de distribuição de gás natural.
O investimento nessa solução soma-se a outros visando ao aperfeiçoamento das atividades executadas no âmbito da operação da Companhia. Recentemente, houve a substituição do sistema de supervisão e controle de dados, responsável por receber, em tempo real, dados das variáveis de pressão, temperatura e vazão do sistema da rede de distribuição.
A Cigás adotou também um sistema historiador robusto de armazenamento permanente de dados de variáveis do processo de monitoramento. Por meio dessa solução, é possível fazer pesquisas e obter resultados com alto índice de precisão. Outro avanço tecnológico recente foi a aquisição do software de emissão de relatórios de dados operacionais para auxiliar nas análises de consumo e no comportamento de variáveis.
Esses três últimos softwares estão diretamente vinculados ao Centro de Controle Operacional (CCO), responsável pelo monitoramento da rede de distribuição de gás natural. A unidade, inaugurada em 2011, funciona de maneira ininterrupta, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e possui canal gratuito para contato direto com a população por meio do número telefônico 117.
De acordo com o gerente de operações da Companhia, Ricardo Ciraulo, essas inovações tecnológicas permitiram ampliar as boas práticas de preservação da integridade da rede de distribuição de gás natural e melhorar o índice de eficiência em campo das equipes de operação.
Com mais de 20 mil unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação, a Cigás está entre as cinco maiores distribuidoras de gás natural do País em volume demandado conforme a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).
Para o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, a Cigás tem buscado avançar na área de inovação e de melhoria contínua através de diferentes ações, entre as quais, a adoção de novas soluções tecnológicas, visando melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população amazonense.
A rede de distribuição de gás natural se estende por mais de 30 bairros em Manaus. A Cigás fornece o combustível para o abastecimento de usinas termelétricas que geram energia elétrica para os municípios de Anamã, Anori, Caapiranga, Coari, Codajás e a capital.