O consumo no varejo supermercadista do país cresceu 2,79% em setembro na comparação anual, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados nesta quinta-feira (23).
Já na comparação com agosto, o dado teve recuo de 0,94%, por razões sazonais, afirmou a entidade. No acumulado do ano, o índice mostra alta de 2,67%, dentro da projeção de crescimento da Abras de 2,7% em 2025.
A semana a mais no mês de agosto e o aumento do consumo por conta do Dia dos Pais pressionaram o desempenho dos dados de setembro, segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, já que ela “tradicionalmente é uma das datas que mais impulsionam o consumo no terceiro trimestre”.
O relatório de setembro mostrou mudanças nas escolhas do consumidor, já que na cesta de produtos básicos os itens de preço médio ganharam mais participação, passando de 46,3% para 55,2%, enquanto os produtos de preço baixo recuaram de 51,6% para 42,4%. Em mercearia, houve avanço na procura por produtos de preço alto, de 14,4% para 17,4%. Em perecíveis industrializados, o movimento foi similar, com aumento de 22,5% para 24,3%, e em higiene e beleza, o consumo de itens de preço médio cresceu de 23,1% para 25,4%.
Olhando para o restante do ano, Milan avalia que o reforço da renda disponível, somado às datas promocionais e ao pagamento do 13º salário, criam um ambiente favorável à manutenção do consumo nos próximos meses.
“O consumo tende a se manter em ritmo de crescimento até dezembro, apoiado na estabilidade dos preços e na melhora gradual do mercado de trabalho”, comentou o vice-presidente da associação em comunicado da Abras à imprensa.