A Criteria atua desde 2014 com a expertise na distribuição de produtos e serviços private que ofereçam alto valor agregado. Desenvolve e executa estratégias que englobam cada aspecto da vida financeira dos clientes e, com pouco mais de um ano em Manaus, colhe os frutos de estabelecer-se numa praça até então considerada por muitos como desbancarizada.
A empresa, credenciada à XP Investimentos, propõe-se a promover uma vida financeira mais saudável e rentável aos clientes, com serviços e comodidades que os privates dos grandes bancos possuem, mas com personalização e o diferencial nos custos, produtos, serviços e atendimento. Segundo Eike Gomes, 27 anos, sócio e atuante no estabelecimento da filial da Criteria em Manaus, a captação na cidade ultrapassou os R$ 100 milhões, com 400 milhões de carteira, desde a metade de 2022.
“Mais ou menos R$ 100 milhões de clientes de Manaus estavam sendo atendidos por Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e vi essa oportunidade. O cara dessas cidades tem muitas opções, mas em Manaus não tem as demandas sanadas da forma correta. No meio do ano passado, decidimos fincar a bandeira aqui de fato, e foi uma ótima decisão. A primeira operação deu um lucro que achávamos que ia dar em um ano, logo no primeiro mês. O manauara é um povo muito desconfiado, gosta de ir até o lugar, saber onde você está, para aí sim começar a fazer negócio com você, então isso ajudou muito na nossa prospecção de novos clientes”, afirma.
Com Agentes Autônomos de Investimentos certificados, experientes no mercado financeiro e ainda assim criativos e entusiasmados como a nova geração do setor, a Criteria aposta na personalização e na assessoria 360º como diferenciais. Ao todo, são mais de dez escritórios espalhados pelo território nacional, com ao menos 14 mil clientes declaradamente satisfeitos e R$ 6 bilhões em custódia. E as perspectivas para o futuro ainda miram Boa Vista (RR) para expandir a atuação na região Norte.
“Uma analogia que eu gosto muito de usar, é que a XP Investimentos funciona como um supermercado. Tem ‘produtos’ de vários fabricantes, então ela agrega isso na plataforma e a gente funciona como um nutricionista, monta a ‘dieta’ com base no objetivo do cliente. Ele dá a direção, mas ao mesmo tempo atuamos como o cara do supermercado que te mostra onde está a prateleira do refrigerante, por exemplo. Então, auxiliamos tanto na parte operacional da seleção dos produtos, quanto na parte de inteligência de alocação, criar uma carteira para que o cliente atinja os objetivos financeiros dele”, explica Eike Gomes.
Investimentos e equilíbrio financeiro no Brasil
Para promover qualidade e diversidade de investimentos, a Criteria oferece serviços de Crédito, Seguros, Câmbio e Fusões & Aquisições e atua com Renda Fixa, Fundos de Investimentos (como Cambial, de Ações, de Dívida Externa, entre outros), Fundos Imobiliários e Transferência de Recursos. Para quem busca começar a investir é importante, no entanto, ter os objetivos de vida muito bem alinhados a curto, médio e longo prazo, para estabalecer uma vida financeira mais saudável e rentável.
“Todo mundo sabe que você só aumenta seu patrimônio se você gastar menos do que você ganha. Você só fica mais magro se comer menos do que você gasta de calorias por dia, isso todo mundo sabe. Outra dica é tornar o processo algo divertido. Muita gente gosta de ver vídeos, participar do dia a dia, pesquisar sobre uma ação. Tem que transformar o processo em algo prazeroso para fazer isso com gosto, mandar o dinheiro para a carteira de investimentos com prazer e não como uma obrigação”, pontua o sócio.
Eike Gomes, que atua no mercado financeiro desde 2017, relaciona o comportamento do investidor brasileiro à série de experimentos intitulada “O Teste do Marshmellow”, desenvolvida por Walter Mischel na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, durante os anos 1960. Nela, o psicólogo avaliou a capacidade de autocontrole de crianças ao terem a oferta de doces e analisou os desdobramentos, ao longo de algumas décadas, destes padrões de comportamento a partir dos impulsos.
A aproximação entre o perfil de negociação nacional, e a falta de autocontrole é inversamente proporcional ao movimento de crescimento do debate sobre educação financeira e da popularização das plataformas de investimento. O fenômeno, independente do momentum, é uma realidade brasileira, principalmente ao considerar que em julho, o número de famílias endividadas chegou a 78,5%, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo Gomes, a motivação é, além de comportamental e de perfil individual, também pelos eventos históricos do país.
“Educação financeira está bem na moda para conversar, mas não para viver. O brasileiro é inclinado a ser a criança que come o marshmallow. Pois vivemos vários momentos de instabilidade da moeda, em ter o trauma de ver o presidente sequestrando poupança, o amigo caindo em esquema de pirâmide. Então tende a ser avesso ao mercado financeiro, a maioria dos investimentos é na poupança por medo de alternativas, ao mesmo tempo que adora dívida para comprar um prazer imediato: uma festa com os amigos, uma blusinha da Shein. Mas não consegue depositar 30% do salário na conta todo mês. Estamos no momento de transição ainda, de ‘vou viver o que estou vendo aqui, planejar o meu futuro, não gastar com futilidade, dar um presente para o meu eu do futuro’, porque investir é isso, dar um presente para você mesmo daqui a dez anos”, explica o agente de investimentos.
Tradição x Inovação
Segundo a pesquisa Raio-X do Investidor Brasileiro 2023, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o percentual de brasileiros que investe dinheiro em produtos financeiros passou de 31%, em 2021, para 36% em 2022, equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas.
O perfil destes investidores e dos responsáveis por cuidar deste aspecto, no entanto, apresenta mudanças ao longo do tempo. Os mais integrados no ambiente de investimentos continuam sendo aqueles da Geração X (de 41 a 60 anos), mas a diferença para a geração Millenal (26 a 40 anos), é pequena: 32,9% contra 30,3%, respectivamente. Na avaliação de Eike Gomes, é possível diferenciá-los a partir de quanto risco estão dispostos a correr com as operações.
“A turma mais jovem tem menos resistência a abrir uma conta numa corretora como a XP, ou uma empresa de criptomoedas. O investidor mais velho é mais resistente, ele prefere os investimentos custodiados em um banco tradicional do que o mesmo investimento na XP. Em via de regra, ele tem medo do novo, acaba sendo mais conservador, porque já quebrou a cara mais vezes. O mais novo tem mais chance de tentar, por não ser um pai de família, um avô, um tio. A principal diferença é essa, a pessoa mais velha tem medo de abrir uma conta, iniciar um investimento. O mais novo é mais tranquilo de assumir riscos”, explica.
O estudo da Anbima ouviu 5.818 pessoas com 16 anos ou mais de todas as classes sociais nas cinco regiões do país, com recortes também por geração, gênero, orientação sexual, etnia e escolaridade. Segundo os dados, a caderneta de poupança continua sendo o produto financeiro mais utilizado pelos brasileiros, com 26% de preferência, mas há um movimento crescente de diversificação da carteira de investimentos. Diante disso, é pela diversidade de plataformas de investimento e as empresas mais bem estruturadas consquentemente conseguem um destaque maior neste mercado.
“Destaca-se quem tem outros serviços ou especialidades diferentes nesse momento. Hoje, temos um especialista para cada produto, e cada área. Não só essa entregar na parte de investimentos, mas conseguir atender o cliente no 360º, isso que vai separar os homens dos meninos. Além da parte de investimentos XP, no escritório temos assessoria de investimentos offshore, assessoria de investimentos private, corretora de seguros própria, mesa de câmbio própria, um braço de antecipação de recebimentos e crédito, além de uma boutique de fusões, aquisições e estruturação de crédito. Então conseguimos atender um cliente com toda a demanda financeira da vida dele. Você oferece essa assessoria 360º e entrega o serviço, é o que está sendo o diferencial para nos”, conclui Gomes.