Manaus (AM) – A moda é um segmento que está em constante crescimento e inovação, seja no contexto mundial ou mesmo no âmbito nacional, a economia movimenta cerca de R$ 229 bilhões por ano. Nesta sexta-feira (17), o estilista paulista, Alexandre Herchcovitch, cuja impressão é consolidada na indústria da moda nacional e internacional, esteve em Manaus, onde discorreu sobre “Moda e Criação”.
“Eu entendo que a única forma que a moda tem para sobreviver nos dias atuais é com criações sustentáveis”, disse o estilista ao Vanguarda do Norte durante Talk Show Moda & Criação, que aconteceu na Faculdade Santa Teresa.
Alexandre Herchcovitch falou do estilo nas marcas brasileiras que ele assina como: Melissa, Zelo, Tok&Stok, MICASA, Chilli Beans, Olympikus e, também das internacionais: McDonald’s, Disney, Sanrio e Warner, HP e entre outras. O criador autêntico de arte aposta em roupas sustentáveis.
Em 1992, quando criou sua própria marca, antes mesmo de se formar na área, Alexandre optou por trazer o ousado e rebuscado. Ousado, em seu desfile de formatura decidiu emplacar com a drag queen Marcia Pantera, que desfilou vestida em uma camisola e um lenço de freira na cabeça. Ele se confessa que sempre prioriza a autenticidade para suas criações.
“Em 30 anos fazendo moda é muito repertório. Então escolho vasculhar minhas próprias criações para poder recriar. Busco referência além do tradicional e procuro trazer algo nas minhas coisas que eu não trouxe antes.”
Sustentabilidade
Levantamento publicado pela Global Fashion Agenda destaca que a indústria da moda descartou ao menos 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis. O que torna o ramo como o segundo mais poluidor do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera.
Consciente desses dados, Alexandre Herchcovitch criou hábito de produzir moda com a pegada da sustentabilidade. O estilista paulista disse que deseja mudar a visão do público sobre a moda e ressignificar.
“Hoje, o consumidor quer muito saber como o estilista produz as roupas, de onde tirou as matérias-primas”, relatou ele que confirmou que “a indústria da moda é uma das que mais poluem o mundo”.
“Se não praticarmos a sustentabilidade, o segmento vai ficar conhecido como o que mais polui o meio ambiente”, alertou.
Idealização
Do primeiro vestido produzido aos 16 anos até a criação do modelo em que Gisele Bündchen desfilou na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Herchcovitch salienta a importância de valorizar o local em que vive para produzir moda.
“O criador tem que ter argumentos e raízes do lugar em que nasceu. Pois é esse repertório que vai diferenciar sua moda de um outro profissional”.
O momento da moda atual dá visibilidade para muitos criadores. A moda não se faz apenas no Sudeste do País, aponta o estilista, que declarou ser perguntado com frequência “se só pode fazer arte em São Paulo. E eu digo, que apesar do alcance ser maior naquela região, as pessoas devem despertar o desejo pelo consumo no seu local de origem.”
Herchcovitch revelou que respira moda, e que o modelo a ser seguido no estilismo.
Depoimento
O acadêmico de moda Mesaque Junior, de 20 anos, contou que Herchcovitch é sua fonte de inspiração. “Temos inspirações e ele 9 Herchcovitch) é um espelho amplo de profissionalismo e trabalho”, comentou.
Economia
Em 2021, houve um aumento de empreendimentos no setor da moda de 16%. Número maior em relação aos dois anos anteriores. E é na indústria da moda o maior resultado no e-commerce B2B (comércio online de vendas diretas ao consumidor). No mercado internacional cresce cerca de 11,4% ao ano, A previsão é que o faturamento chegue a US$ 1 trilhão em 2025.
Com o intuito de colocar a região nortista em evidência, a Faculdade Santa Teresa disponibiliza o curso de moda em Manaus. A instituição destaca a importância de se criar profissionais na área em Manaus.
“A moda faz parte da indústria que gera economia no país, e o nosso curso tem a perspectiva de formar um aluno empreendedor e que a região Norte tenha a capacitação profissional para o mercado.”, pontuou o coordenador do curso de Moda, Cidarta Guatama.
Confira alguns dos modelos Alexandre Herchcovitch: