Para fortalecer quem vive da produção rural e ampliar oportunidades no setor primário, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promoveu 187 cursos, entre janeiro e dezembro de 2025. As atividades alcançaram produtores rurais de seis municípios, levando conhecimento técnico, atualização profissional e novas possibilidades para melhorar a produção e a renda no estado.
Os cursos, coordenados pelo Departamento Pedagógico (Depe), são ministrados por profissionais especializados em agricultura, pecuária, avicultura, extrativismo e demais atividades do setor primário.
Entre os principais municípios atendidos estão Manaus, Rio Preto da Eva, Humaitá, Santo Antônio do Içá, Amaturá e Manaquiri. No total, 4.032 participantes foram alcançados pelas capacitações em 2025, sendo Manaus o município com maior número de beneficiados, com 2.860 produtores rurais atendidos pela Sepror.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, os resultados demonstram o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar.
“As capacitações levam conhecimento e incentivo por meio de boas práticas aos nossos produtores, proporcionando melhoria de renda e viabilizando a aplicação continuada das orientações”, destacou.

Eventos agropecuários
Além das capacitações nos municípios, a Sepror esteve presente em grandes eventos do setor. Durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), a secretaria ministrou 48 palestras, alcançando 601 estudantes e visitantes.
Na IX Feira de Agronegócios da Nilton Lins, a Sepror ofereceu 31 ações ao longo de três dias de evento, incluindo palestras, oficinas, workshops e cursos de capacitação. Ao todo, 518 estudantes universitários participaram das atividades.
Cursos mais procurados
Em 2025, os cursos com maior demanda foram:
- Oficina de biofertilizantes
- Boas práticas no cultivo da melancia
- Horta caseira
- Curso de compostagem
Como solicitar
Produtores interessados em receber capacitações em suas comunidades devem estar vinculados a uma associação. O pedido deve ser feito por meio de ofício, especificando o curso desejado, e enviado ao e-mail: protocolo@sepror.am.gov.br .

