Manaus (AM) – O Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Floresta Sustentável do Amazonas (Idam), Daniel Borges, recebeu na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito de Japurá (a 744 quilômetros de Manaus), Vanilso Monteiro (PSD) e o Secretário de Administração daquele município, Renilton Solarth. Em pauta o alinhamento para fortalecer o setor primário japuraense, consolidada em macaxeira, abacaxi e açaí, mas que precisa de expansão para outras culturas.
Sendo um dos principais produtores de farinha do tipo Uarini, Japurá tem uma agricultura de subsistência. A intenção da atual administração municipal é fortalecer a agricultura para que em curto período de tempo, além de garantir a alimentação dos munícipes, os agricultores consigam vender seus produtos para outras cidades e regiões.
Leia mais: Deputado quer criar o Dia Estadual das Leguminosas no Amazonas
De acordo com Daniel Borges, os produtores de Japurá já desenvolvem um excelente trabalho, porém com pouca variedade de culturas. Com os altos investimentos do Governo do Amazonas e a priorização por parte da prefeitura para o setor primário, é possível fortalecer o que já é feito e implantar novos projetos no município.
“A avicultura, de corte e de postura pode melhorar. O manejo de pescados pode melhorar assim como a horticultura. Mas os produtores podem diversificar com diversas outras culturas que o Idam já tem expertise. Então é aproveitar esse momento em que o Governo do Estado investe pesado no Setor Primário e dar novas oportunidades aos agricultores familiares japuraenses”, encaminha Daniel.
“Queremos participar ativamente de todas as ações e políticas públicas do Governo do Amazonas voltados para o Setor Primário. Já disponibilizamos alguns funcionários da prefeitura para dar suporte ao trabalho do Idam e agora viemos fortalecer essa parceria a fim de que Japurá cresça na agricultura, na pesca artesanal e no manejo de tambaqui e pirarucu”, explica Vanilso.
Prestes a comemorar 68 anos, Japurá deve aproveitar a cerimônia de aniversário para anunciar, oficialmente, a parceria reforçada com o Idam. “Já temos assistência técnica do Idam, mas queremos marcar esse novo momento da parceria para a construção de um novo cenário no setor primário de nosso município”, finaliza Renilton.