O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quinta-feira (27), que o governo deve antecipar o pagamento do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS.
A decisão ainda precisa ser tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os ministros da área econômica, mas a tendência é que a antecipação aconteça, assim como nos últimos anos.
“Está em avaliação, ainda não temos decisão tomada, mas provavelmente deve acontecer a antecipação, a tendência é ocorrer. Estou apenas tomando cuidado porque é uma decisão que chega ao nível do presidente”, disse o secretário.
Ceron explica que a discussão, no momento, gira em torno de qual janela será utilizada para os pagamentos. O governo avalia duas possibilidades: abril e maio ou maio e junho, considerando que os repasses ocorrem em duas etapas.
Esse pedido de antecipação, segundo apuração da imprensa, foi feito pelo ministério da Previdência Social, chefiado por Carlos Lupi. A medida vem no momento em que o governo está buscando soluções para aumentar e recuperar a sua popularidade.