A Campanha Nota Fiscal Amazonense acaba de lançar uma ferramenta desenvolvida para darmaior praticidade à consulta de notas fiscais, bilhetes e prêmios por parte dos cidadãos cadastrados. Já disponível nas lojas de aplicativos App Store e Google Play, o aplicativo Nota Fiscal Amazonense também emitirá uma notificação oficial para os consumidores sorteados, agregando maior segurança aos participantes da Campanha, que muitas vezes temem o assédio de golpistas.
Desenvolvido por técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) e do Núcleo de Educação Fiscal (NEF), e pela empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), o aplicativo dinamiza a participação na Campanha Nota Fiscal Amazonense, fortalecendo o compromisso com a educação fiscal e oferecendo mais facilidade aos mais de 590 mil inscritos e potenciais novos usuários cadastrados.
“Se o consumidor já participa da Campanha, basta instalar o aplicativo e continuar informando o CPF na nota e torcer para ser sorteado. Se ainda não participa, basta instalar o aplicativo, preencher seus dados e escolher uma entidade social para concorrer aos sorteios junto com você”, explica o auditor fiscal da Sefaz e coordenador da Campanha, Augusto Bernardo Cecílio, fazendo referência às mais de 130 entidades sociais participantes da Campanha. As entidades ganham prêmios paralelos toda vez que um “padrinho” é sorteado.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Alex del Giglio, a novidade representa mais um avanço no compromisso do Governo do Estado em fortalecer a Campanha NFA, estimulando a cidadania fiscal, combatendo a sonegação e proporcionando a chance de receber prêmios em dinheiro para cidadãos de todo o estado.
“No ano passado, criamos os sorteios regionais, que democratizaram mais os prêmios da Campanha, ao criar um rodízio de premiações por regiões específicas do estado. Com o aplicativo, avançamos ainda mais no desenvolvimento da Campanha, que busca a compreensão em torno da importância social dos impostos, mas também oportuniza que milhares de cidadãos recebam prêmios em dinheiro ao exigir a nota fiscal em suas compras”, afirmou o secretário.
A campanha
Coordenada pela Secretaria de Fazenda, a Campanha faz parte do Programa de Educação Fiscal do Amazonas. Lançada em agosto de 2015, a Nota Fiscal Amazonense tem mais de 590 mil consumidores cadastrados e distribuiu mais de 36 mil prêmios, num total de cerca de R$ 19 milhões em dinheiro pagos a cidadãos e entidades sociais.
Com o aplicativo, a coordenação da Campanha espera que mais contribuintes possam integrar a Nota Fiscal Amazonense, ampliando o alcance do Programa de Educação Fiscal do Amazonas além de contribuir com a sonegação de impostos.
“A Campanha vai muito além da premiação, já que por meio dela, os contribuintes também podem fazer denúncias e reclamações sobre os locais que não estão emitindo ou se negando a por o CPF do cliente na nota fiscal. O que vai poder ser feito por meio do aplicativo também”, pontuou o coordenador da Campanha, Augusto Bernardo Cecílio.

