Manaus (AM) – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), recebeu, na quarta-feira (19/04), a diretoria do Projeto Zagaia, que abrange o Polo Industrial, Portuário e Logístico de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), a qual apresentou relato das ações de instalação do empreendimento no Sul do Amazonas.
Leia também: Manaus recebe projeto ‘Líderes que Inspiram’ que segue para o restante do país
O gerente de Atração de Investimento da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Felipe Litaiff, acompanhou o grupo, que foi recebido pelo titular da Sepror, Petrúcio Magalhães Junior.
O diretor-regional do Projeto Zagaia, Ulisses Albuquerque, destacou que o empreendimento está em plena execução e antecipou que será um grande avanço no sistema portuário, serviços e apoio ao setor agropecuário sustentável no sul do Amazonas, com início de atividades previstas para o final de 2023.
Petrucio Magalhães Júnior destacou a determinação do governador Wilson Lima em apoiar empreendimentos do setor privado, que tenham como objetivo a geração de emprego e renda no interior, e que possam contribuir e solidificar o desenvolvimento sustentável dos municípios do sul do estado.
O titular da Sepror disse ainda de sua confiança no projeto Zagaia, que pretende, entre as atividades agroprodutivas em Humaitá, dinamizar o programa Mais Piscicultura, previsto no Plano Safra 23/24 de apoio aos pequenos produtores rurais de toda a região.
Projeto Zagaia
Polo Industrial, Portuário e Logístico de Humaitá abrange ações de cooperativismo de produção de grãos, de fomento a pequenos e médios avicultores, usina de fertilizantes e moagem de calcário, terminais portuários de combustíveis e portos destinados a outras atividades, além de um estaleiro naval e hub de manutenção naval.