O Ibovespa opera em forte alta nesta sexta-feira (23), superando o patamar dos 180 mil pontos pela primeira vez, novamente impulsionado pelo fluxo estrangeiro para as ações brasileiras. A alta é endossada pelo avanço no preço de commodities como petróleo e minério de ferro.
Os papéis da Vale e da Petrobras impulsionam o índice neste pregão. As ações da mineradora sobem mais de 2%, enquanto a petroleira tem valorização próximo a 5%.
O principal índice da bolsa brasileira passou por uma semana de recordes e caminha para o quinto dia seguido com sinal positivo, sustentados principalmente pelo fluxo de capital externo em meio à continuidade de uma rotação global de portfólios. Em janeiro, os estrangeiros investiram quase R$ 8,8 bilhões na bolsa, segundo dados da B3 até o dia 20.
Às 17h26, o Ibovespa registrava alta de 2,69%, aos 180.327 pontos.
O dólar perdeu força ante o real na metade da sessão e fechou a sexta-feira próximo da estabilidade, em mais um dia de alta firme do Ibovespa, com investidores estrangeiros atuando na ponta de compra de ativos brasileiros.
A moeda norte-americana à vista fechou em leve alta de 0,08%, aos R$ 5,2876. Na semana, a divisa acumulou baixa de 1,59% e, no ano, recuo de 3,67%.
De acordo com analistas do Itaú BBA, o Ibovespa segue em direção ao primeiro objetivo em 180 mil pontos.
“Agora, o índice conta com o reforço da maior parte dos índices setoriais, que voltaram a negociar em suas máximas históricas ou nas máximas dos últimos 12 meses. Esse alinhamento aumenta a probabilidade de continuidade da tendência de alta”, afirmaram no relatório Diário do Grafista nesta sexta-feira.
“Além dos 180 mil pontos, o próximo grande objetivo passa a ser a região dos 200 mil pontos”, acrescentaram, citando que, do lado da baixa, o Ibovespa encontra suportes em 172.500 e 163.300 pontos, patamar que mantém a tendência de alta.
A rotação global de portfólio, com saída dos investidores principalmente de ativos norte-americanos em busca de oportunidades em países como o Brasil, também tirou força do dólar ante o real e fez as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) se firmarem em baixa entre os contratos de longo prazo.
O movimento ocorre em mais um dia de agenda esvaziada de indicadores no Brasil, mas com o noticiário sobre as fraudes no Banco Master se mantendo no radar.
Mais cedo, a Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra três autoridades do Rioprevidência, o fundo de pensão dos servidores do Estado do Rio de Janeiro, para apurar irregularidades ligadas ao Banco Master.

