O Mercado Livre teve crescimento de 113% no lucro líquido do segundo trimestre frente ao mesmo período do ano anterior, para 261,9 milhões de dólares, diante de aumento da receitas no marketplace e melhora nas operações do braço financeiro do grupo, de acordo com balanço publicado pela companhia nesta quarta-feira.
A estimativa média de analistas era de lucro de 227,6 milhões de dólares, com base em dados coletados pela Refinitiv.
“O resultado foi muito consistente entre múltiplas unidades de negócios e múltiplas geografias”, disse André Chaves, vice-presidente sênior de estratégia, desenvolvimento corporativo e relações com investidores do Mercado Livre.
O resultado operacional medido pelo lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização foi de 558 milhões de dólares de abril ao final de junho, um crescimento de 123,7% ano a ano em dólar, enquanto analistas esperavam Ebitda de 505,4 milhões. Já a margem Ebitda saltou de 9,6% no mesmo período do ano passado para 16,3%. No primeiro trimestre de 2023, havia sido de 11,2%.
“Não tem uma bala de prata”, disse Chaves sobre o aumento de margem operacional. De acordo com ele, fatores como maiores vendas no marketplace, um crescimento nas linhas de pagamentos e uma melhora no risco da carteira de crédito contribuíram para o salto.
Para os próximos trimestres, o executivo afirmou que há potencial de elevar mais a rentabilidade, mas que o Mercado Livre procura balancear o foco dos investimentos entre aqueles voltados para o curto e o longo prazos, ao mesmo tempo que busca aumentar margem.
“Queremos entregar uma melhora consistente de margem aos acionistas, muito mais de maneira anual, do que talvez no trimestre a trimestre”, disse Chaves.
A receita líquida total no trimestre foi a 3,4 bilhões de dólares, avanço de 57,3% em moeda constante, impactada pelo maior número de usuários ativos, que aumentou 29% ano a ano, para 108,6 milhões, disse a empresa.
*Com informações Infomoney