A Netflix irá transmitir dois jogos da National Football League (NFL, liga de futebol americano) neste Natal, na mais recente investida da gigante de streaming em eventos ao vivo. Um acordo para três temporadas também fará com que a Netflix hospede pelo menos um jogo de Natal em 2025 e 2026, anunciaram a liga e a empresa nesta quarta-feira (15).
“No ano passado, decidimos fazer uma grande aposta no ao vivo – explorando grandes fãs de comédia, reality shows, esportes e muito mais”, disse Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix, em comunicado. “Não há eventos anuais ao vivo, esportivos ou outros, que se comparem ao público que o futebol da NFL atrai.”
O acordo marca a a estreia da Netflix no licenciamento dos direitos de uma das principais competições esportivas do mundo e a primeira vez que irá transmitir o esporte mais popular dos Estados Unidos ao vivo. A empresa pagará menos de US$ 150 milhões por jogo, segundo pessoas familiarizadas com o acordo que falaram em condição de anonimato. Tanto a Netflix quanto a NFL não quiseram comentar.
A NFL planeja anunciar sua programação de 2024-25 na quarta-feira.
A líder da indústria de streaming tem experimentado programação ao vivo desde o ano passado como uma forma de ampliar as opções de entretenimento para seus clientes e criar propriedades atraentes para os anunciantes. Esportes são a programação ao vivo mais valiosa do mundo.
Os executivos da Netflix gostam da ideia de um evento no dia de Natal que poderia trazer milhões de telespectadores ao serviço ao mesmo tempo – nada bate a capacidade de atração de espectadores ou anunciados da NFL nos EUA, responsável pela maioria das transmissões de TV ao vivo mais assistidas no país todos os anos.
O anúncio confirma o relatório anterior da Bloomberg de que um acordo era iminente. Boomer Esiason, que apresenta um programa matinal de rádio esportivo na WFAN em Nova York, e John Ouran, da Puck, relataram anteriormente alguns aspectos do acordo.
A Netflix irá elaborar seus planos na quarta-feira em Nova York, quando os executivos deverão apresentar a próxima programação a potenciais anunciantes. A empresa com sede em Los Gatos, Califórnia, já se envolveu com esportes ao vivo antes. A empresa planeja realizar uma luta de boxe entre o ex-campeão Mike Tyson e a estrela do YouTube Jake Paul, em julho. Em janeiro deste ano, ela adquiriu os direitos exclusivos do WWE Raw, bem como de outras programações da World Wrestling Entertainment, marcando a maior mudança do serviço até o momento para eventos ao vivo.
Aumentar as vendas de anúncios é uma parte fundamental dos esforços da empresa para sustentar o crescimento de receita de dois dígitos que os analistas esperam até 2026. A Netflix disse no início deste ano que mais de 23 milhões de pessoas usam a oferta apoiada por publicidade do streaming em todo o mundo.
Numa teleconferência com investidores em abril, o codiretor executivo Greg Peters descreveu o negócio publicitário “crescendo muito rapidamente” a partir de uma base relativamente pequena. Nos EUA, a empresa oferece uma assinatura de US$ 6,99 por mês que traz anúncios.
“Demora um pouco até que se torne algo material”, disse Peters. “Portanto, esperamos que isso aumente em 2025 e depois aumente ainda mais em 2026 e além.”
Como os eventos desportivos ao vivo têm intervalos publicitários incorporados na transmissão, os esportes permitem que a Netflix mostre publicidade a todos os seus utilizadores num determinado mercado – e não apenas aos que têm um plano com publicidade.
A NFL já tem um relacionamento com a Netflix, que produziu a série Quarterback, lançada em julho de 2023. A sequência, chamada Receiver, será lançada em julho deste ano. A liga vem dividindo seus direitos para criar pacotes de jogos adicionais para parceiros, principalmente serviços de streaming.
Em março, a liga anunciou outros dois exclusivos de streaming. O serviço Peacock da Comcast Corp. realizará um jogo do Philadelphia Eagles na primeira semana da temporada 6 de setembro, na cidade de São Paulo. Também concedeu um jogo de playoff curinga ao Prime Video, da Amazon, que já exibe o Thursday Night Football.