MANAUS – Mulheres vítimas de violência atendidas pela Ycamiabas, casa de acolhimento administrada pela (Semasc), aprendem a fazer brownies. O curso desse tipo de bolo de chocolate é um sucesso.
O objetivo é capacitar as mulheres acolhidas para o desenvolvimento de técnicas que propiciem a ampliação de sua autonomia financeira. Com o brownies, contudo, os brownies viram opção de renda.
Leia mais: O potássio, as etnias e a economia
“É importante para levantar sua autoestima”, explica a assistente social Jackeline Mendes, facilitadora da oficina de brownies.
Sobre a Ycamiabas
A iniciativa é da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, a “Ycamiabas – Casa de Acolhimento para Mulheres”. Ela fornece abrigo e atendimento psicossocial. Atua 24 horas para mulheres e seus filhos que se encontram em situação de violência ou vulnerabilidade social.
O abrigo temporário da Ycamiabas dura até 90 dias. O atendimento se faz por indicação. Delegacias, varas especializadas no combate à violência doméstica e familiar e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), por exemplo.
Economia
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – teve elevação, passando de 3,81% para 3,82% este ano.
A estimativa está no Boletim Focus desta quinta-feira (15), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.