Para algumas famílias, o Dia dos Pais, que é comemorado neste domingo (13), é uma data que existe para celebrar a figura paterna e presenteá-la, seja com coisas materiais ou com momentos para guardar na memória. No entanto, a data comemorativa também pode ser um momento de reflexão para pais que, por diversos motivos, tiveram que assumir total responsabilidade e cuidarem sozinhos dos filhos, assumindo o papel de “pãe”, ou seja, pai e mãe. O desafio de ser pai solo, aquele que cria o filho sem a participação ou presença da mãe, está crescendo no Brasil.
No Brasil, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um aumento na porcentagem no número de pais solteiros, em 2005 era de 3,1%, já em 2015 foi para 3,6%. O número ainda é muito menor do que os índices de mães solteiras que, também subiram, de 25,8 para 26,8 no mesmo período. Mas ser pai solteiro no Brasil, não é tarefa fácil.
O coordenador pedagógico Marcos Junior Almeida da Costa, é pai da pequena Ana Helena Melo da Costa e “se vira nos 30” ao cuidar da criança, que estuda em período integral, faz tratamento com fonoaudiólogo e também com psicólogo.
“O maior desafio e dificuldade que tive com ela foi quando viajei a primeira vez com ela, que fomos sozinhos. Em questão de uso do banheiro no aeroporto. Pois não podia levar ela ao banheiro masculino e nem podia ir ao banheiro feminino. Tinha que usar o banheiro PCD e quando estava aberto. É tudo bem difícil mesmo. As coisas hoje em dia estão bem caras. A genitora dela está desempregada. Tenho que arcar com escola particular de tempo integral, plano de saúde e lanche da escola. Ela precisou, recentemente, de óculos e também tive que mandar fazer. Faço o que posso. Na maioria das vezes deixo de fazer o que eu gosto para não faltar nada para ela”, declarou.
Para a economista Denise Kassama, educar e criar uma criança com ambos os pais presentes já não é uma tarefa fácil, mas que a carga de responsabilidade e o desafio em ser uma mãe ou pai solteiro é muito maior, pois eles têm que tomar decisões, demandar tarefas do trabalho, casa, equilibrar vida emocional e profissional.
“Os desafios para um pai solo não diferem dos desafios para uma mãe solo. É necessário conciliar trabalho, geração de renda e cuidados com a família. A única diferença é que pai solo é mais raro da gente ver, mas não é algo inexistente. É importante que, principalmente, tanto pai quanto mãe solo, tenham um orçamento bem equilibrado, faça um controle das suas contas pessoais para que não falte nada no prover da família”, explicou.
Dia dos Pais movimenta o comércio em Manaus
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que 110,5 milhões de brasileiros devem ir às compras para o Dia dos Pais neste ano, um aumento de 8,7 milhões em relação a 2022. Vale ressaltar que quem for presentear o pai no domingo (13), vai sentir no bolso um peso, em média, maior que a inflação geral.
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que a chamada “Inflação do Dia dos Pais” ficou acima do índice geral de aumento de preços. A cesta de presentes e serviços relacionados à data está 4,1% mais cara em relação ao ano passado. Essa alta fica acima do acumulado de 12 meses da inflação média 2,8%.
A Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), divulgou o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor do Comércio Varejista para o Dia dos Pais de 2023. A pesquisa mostra os itens mais procurados pelos consumidores entrevistados, no topo da lista estão os itens de vestuário (27%), calçados (19%) e perfumes e cosméticos (17%). Acessórios como cintos e carteiras ocupam o quarto lugar no ranking, com 10% das respostas.
Para a economista Denise Kassama, ressaltou ainda que a data é de suma importância para o mercado econômico por proporcionar um aumento da demanda da indústria, o que gera renda e emprego no comércio.
“Esse aumento da demanda gera renda e emprego no comércio, pessoas com renda consomem e aí a roda da economia gira. O Dia dos Pais é uma das principais datas do comércio, mas não é uma das datas principais, que fica por conta do Natal e do Ano Novo, depois vem Dia das Mães e aí que vem o Dia dos Pais. De qualquer forma, sempre é legal comprar uma lembrancinha para o pai, mas sempre com muita prudência no bolso para não se exceder e não se endividar”, destacou.
Foram entrevistados pelo Ifpeam um total de 1.714 consumidores, no período entre os dias 06 e 09 de junho deste ano, sendo 61% desse número representado pelo público feminino e 39% público masculino, de todas as zonas da cidade de Manaus.
Quanto à Intenção de Compra dos Consumidores para o Dia dos Pais deste ano, de cada 10 entrevistados, 8 responderam que pretendem presentear seus pais, 1 respondeu que está indeciso e decidirá de última hora e apenas 1 respondeu não saber se terá condições de presentear.
Quando questionados sobre quanto pretendem gastar com presentes este ano, 43% declararam que pretendem gastar entre R$ 80,00 e R$ 100,00, 37% afirmaram valores entre R$ 101,00 a R$ 200,00 e 20% afirmaram valores entre R$ 201,00 e R$ 400,00. Sobre a forma de pagamento, 41% dos consumidores estão dispostos a comprar o presente à vista, por meio de transferência via PIX, dinheiro, transferência bancária ou Boleto bancário. Cartão de Crédito 32%, Cartão de Débito 20%, Crediário/Carnê /Cartão da própria loja 7%.
“Entre as modalidades mais utilizadas, de acordo com este estudo, o pagamento via Pix, dinheiro ou transferência bancária registrou um aumento na utilização, se tornando pela primeira vez o meio mais usado neste varejo, tendo em vista que em 2022 o Cartão de Crédito ocupava o primeiro lugar”, explica a pesquisa.
Em entrevista ao Vanguarda do Norte, o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota frisou que o Dia dos Pais é uma data muito importante dentro do calendário comercial.
“O Dia dos Pais, de qualquer maneira, em função da economia estar sendo reorganizado do ponto de vista da sua movimentação, passou a ter uma expectativa positiva da parte de todas as empresas que tem presentes ligados a este evento. É natural que nós temos que levar em consideração que, em função das ocorrências e com o aumento da taxa Selic, que jogou os juros lá para cima, motivou uma inadimplência muito forte de parte das famílias e dos consumidores na faixa de 80%. Hoje essa taxa caiu um pouquinho para 76%, isso significa que já que é uma recuperação”, declarou.
Aderson Frota também aproveitou para falar sobre a importância do Programa Desenrola Brasil, lançado por Bancos e pelo Governo Federal, para dívidas bancárias. Programa tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de suas dívidas.
“É um esforço muito importante, porque isso ajuda a recuperação do crédito, melhora o desempenho do comércio e vai fazendo com que a economia funcione dentro de uma normalidade que possa, não só garantir, mas também gerar mais empregos e renda. O mercado ainda está com dificuldades porque o preço das mercadorias aumentou em cima dos dois acontecimentos que aconteceram no começo de 2022, que foi a corrida do petróleo e depois nós tivemos o segundo evento, que foi a guerra da Ucrânia. Isso acabou gerando um aumento de preço que gerou a inflação, que foi domada pelo aumento da taxa Selic. A movimentação econômica do Dia dos Pais, dentro da pesquisa feita pela Fecomércio, mostra que há um grau de otimismo em relação as vendas e isso é uma demonstração de que realmente nós vamos ter um crescimento positivo”, concluiu.
Comércio varejista
A pesquisa revela que 90% dos entrevistados preferem realizar suas compras no comércio local, de forma presencial, contra 10% que optam pelo comércio online. Dentre os preferidos para realizar suas compras no comércio presencial, 49% preferem os Shoppings, 31% Centro da Cidade, 17% Comércio de Bairro e 3% Hipermercados. Já nas compras online, 55% preferem comprar em sites e lojas virtuais, 32% Instagram, 13% WhatsApp, evidenciando as principais plataformas preferidas pelos clientes virtuais.
Entre os principais fatores que influenciam os consumidores na decisão de compra, 26% responderam a qualidade dos produtos, representando o primeiro lugar este ano. “Em 2022, o preço ocupava o primeiro entre os fatores determinantes para fechar uma compra. No entanto, de acordo com a pesquisa deste ano, os consumidores buscam encontrar no produto/serviço adquirido alguns fatores, como por exemplo boa aparência, confiança e durabilidade”, explica a pesquisa.
Os demais fatores são preço, com 19% das respostas, seguido de promoções e ofertas (12%), atendimento (11%), variedade de produtos (7%), segurança (6%), facilidade de pagamento (5%), frete grátis (4%), localização (4%), climatização (3%) e pronta-entrega (3%).
Preferência dos pais
A pesquisa revela, ainda, o presente ideal que os pais gostariam de ganhar neste dia 13 de agosto. De acordo com o levantamento, os pais querem roupas novas, pois vestuário (21%) aparece em primeiro lugar na lista, seguido de perfumes e cosméticos (17%), calçados (16%) e viagens e/ou passeios (10%). Outros presentes que vão fazer sucesso neste Dia dos Pais são as semijoias e relógios (9%), eletrônicos (7%), acessórios (7%), almoço/jantar especial (6%) e artigos esportivos (3%).